TAPERA – Professores retomam ano letivo buscando qualidade total na Educação

Postado em 14 fevereiro 2013 08:05 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Nada melhor que ser recebido no local de trabalho aos acordes de violino. Pois foi assim que os professores da Rede Municipal de Ensino de Tapera reiniciaram suas atividades, relativas ao ano letivo de 2013, na manhã desta Quarta-Feira de Cinzas (13), no Centro de Convivência do Idoso. A recepção aos professores, por parte do Grupo de Violino da Prefeitura, tornou o ambiente festivo, alegre e descontraído.

Depois da manifestação da secretária de Educação Regina Salvadori e do prefeito Ireneu Orth, as atividades iniciaram com a “Retomada da Proposta Político-Pedagógica e planejamento do PNAIC” – Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa e, às 13h30min, foi proferida uma palestra com a Dra Elvira Souza Lima da Universidade São Paulo, com a abordagem da temática, “Desenvolvimento humano, neurociência e aprendizagem na educação básica”, evento que contou com a participação de cerca de 100 professores de Selbach.

As atividades prosseguem na quinta-feira(14), durante todo o dia com “Produção Textual”, a cargo da professora Thaís Corazza e, por fim, na sexta (15), de manhã e à tarde, ocorrerão atividades nas escolas com a equipe diretiva da Secretaria de Educação.

ABERTURA – A secretária Regina Salvadori, discorreu brevemente sobre o Projeto de Educação e Desenvolvimento; as metas já atingidas e aquilo que continua como objetivo em busca de uma Educação de qualidade cada vez maior. Pediu o apoio e o comprometimento dos professores para que estas metas sejam alcançadas em sua plenitude e fez considerações sobre alguns objetivos pontuais, como por exemplo, o fortalecimento da Escola de Pais, ativação da Associação de Bairros, a manutenção e ampliação dos programas extraclasse e o aumento do IDEB que hoje é de 5.6, para 7 pontos.

O prefeito Ireneu Orth, na mesma linha de raciocínio da secretária, ressaltou a importância do conhecimento nestes novos tempos, enfatizando a necessidade, cada vez maior, de investimentos numa Educação de qualidade nas séries iniciais, pois é nesta fase da vida que se forma a personalidade dos futuros cidadãos. Citou que sua irmã Adelaide há 20 anos já dizia que nos países desenvolvidos a preocupação maior dos seus governantes era com a educação das “crianças pequenas”.

Ireneu Orth também deu ênfase à necessidade de fortalecer a Escola de Pais, para chamar os mesmos à responsabilidade na educação de seus filhos e, da mesma forma, sobre a importância das Associações de Bairros, para que a comunidade se integre efetivamente em todos os sentidos, de uma forma mais abrangente e eficiente, e neste caso, com vistas ao aprendizado de nossas crianças.

Para o prefeito, Tapera vive hoje uma nova realidade. “Se antes o objetivo era concluir o 1º Grau e encontrar colocação no Curtume, hoje isso não acontece mais porque esta empresa encerrou suas atividades em nosso município”, fazendo, ao mesmo tempo, alusão ao novo perfil econômico que está surgindo, com foco na indústria metal mecânica e do concreto, segmento que necessita de mão obra qualificada, razão pela qual o conhecimento apurado se faz necessário nestes novos tempos, justificando os investimentos e a preocupação do Poder Público por uma Educação cada vez mais qualificada, meta que está sendo alcançada porque está havendo o comprometimento de nossos professores, assimilando com naturalidade as propostas resumidas no Projeto de Educação e Desenvolvimento.

(Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Tapera)

Postado em 14 fevereiro 2013 08:05 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop