TAPERA – Produtores prestigiam mais um Dia de Campo da parceria Grandespe e Bianchini

Postado em 26 fevereiro 2014 10:59 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Realizou-se na tarde passada, na localidade de Linha Arroio Angico – Tapera/RS, o 2º Dia de Campo Soja – Grandespe Sementes e Bianchini. O evento contou com a presença de cerca de 500 produtores da região de atuação da Grandespe Sementes e também da Bianchini.

Em um total de seis estações no campo o produtor pode visualizar e adquirir conhecimento sobre o que há de melhor em tecnologia e manejo para produção de soja, combinando altos rendimentos com estabilidade de produção. Durante o percurso foram apresentados 25 cultivares de soja recomendados para o cultivo no estado do RS de três importantes empresas de genética e melhoramento, ou seja, Brasmax, Fundação Pró-Sementes e Nidera, todas parceiras da Grandespe na produção de sementes.  Um dos pontos fortes do evento foi o grande número de questionamentos feitos pelos produtores aos representantes das empresas, o que reflete o verdadeiro interesse do agricultor em buscar informação para aplicar no dia-a-dia do campo e principalmente na hora de planejar o próximo cultivo. Além disso, o evento proporcionou uma oportunidade de discutir diversos outros pontos, além da comparação, caracterização e posicionamento de cultivares, relacionados à cultura da soja nas mais diversas realidades de cultivo, já que o público presente era composto por produtores de diversas regiões do estado, incluindo desde a região do Alto Jacuí e Alto da Serra do Botucaraí até a região das Missões e também Vale do Taquari.

Por sua vez, a Embrapa de Passo Fundo tratou com bastante domínio e clareza os temas “Manejo de pragas de difícil controle, com ênfase na lagarta Helicoverpa” e “Manejo da adubação da cultura da soja”. Atualmente, devido ao aumento dos problemas no manejo de pragas e também a necessidade cada vez maior de se trabalhar corretamente a questão da adubação visando altos rendimentos, ambos os temas foram considerados bastante pertinentes, segundo avaliações feitas pelos próprios visitantes.

Por fim, o percurso de cerca de 1h 30min no campo encerrou-se com a importante participação da Fetag-RS e Ministério do Desenvolvimento Agrário na estação da Bianchini, cujos representantes de cada órgão e também da Bianchini prestaram relevantes esclarecimentos sobre o programa Selo Combustível Social de compra de soja da Agricultura Familiar via contratos com DAP. Sendo assim, o agricultor familiar teve a oportunidade de estar em contato direto com a empresa compradora da produção e também com os órgãos reguladores do processo, esclarecendo dúvidas e informando-se sobre como realizar a comercialização da soja com todas as vantagens proporcionadas pelo programa.

Na oportunidade os visitantes também puderam conhecer a tecnologia de tratamento industrial de sementes da empresa Bayer CropScience através de demonstração do TSI in loco feito por uma máquina em escala menor. Vale lembrar que a Grandespe Sementes, em seu projeto de modernização e ampliação da Unidade de Beneficiamento de Sementes, prevê a instalação de uma máquina para tratamento industrial de sementes em parceria com a Bayer, sendo que para a próxima safra já estarão disponíveis sementes tratadas através desta nova tecnologia.

Após os participantes foram recepcionados no quiosque da empresa para uma confraternização e encerramento do dia de campo.

A equipe organizadora do evento também se mostrou bastante satisfeita com o dia de campo e agradece imensamente a presença de todos no evento, contribuindo para que o objetivo principal fosse alcançado, ou seja, proporcionar informação de qualidade e conhecimento para o produtor rural visando a tecnificação da cadeia produtiva da soja.

Postado em 26 fevereiro 2014 10:59 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop