TAPERA – PNAIC valoriza trabalho das professoras alfabetizadoras da Rede Municipal

O seminário do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC de Matemática aconteceu na tarde de ontem, 27/11, no Centro de Convivência do Idoso. O evento foi coordenado pela orientadora de estudos, Lucimara Karpe Canova, e pela coordenadora local do Pacto, Solange Goettems, e contou com a participação do prefeito Ireneu Orth, da secretária de Educação, Maria Regina Bósio Salvadori, dos diretores, das supervisoras e das professoras alfabetizadoras da rede municipal de ensino de Tapera.

Na oportunidade, houve uma retomada das atividades realizadas durante o ano de 2014, que totalizaram 200 horas de formação continuada, e tiveram o objetivo de qualificar o trabalho pedagógico de forma interdisciplinar, mas com um olhar especial pela didática da Matemática, tornando essa aprendizagem mais contextualizada, significativa e lúdica para o aluno. Nesse sentido, cada professora alfabetizadora apresentou um projeto interdisciplinar, com valorização das práticas sociais, da cidadania e abordagem de diferentes conhecimentos matemáticos, tais como sistema monetário, educação financeira, geometria, cartografia, grandezas e medidas, operações matemáticas na resolução de problemas, tratamento de informações com construção de tabelas, gráficos, entre outros.

Segundo a orientadora de estudos, através da apresentação de filmagens, fotografias, trabalhos dos alunos e relatos das professoras ficaram evidentes o desenvolvimento profissional e o comprometimento desse grupo, que demonstrou fundamentação teórica e qualificação da prática. “Encerramos as atividades de 2014 positivamente e desejamos sucesso a todas as professoras na desafiadora e gratificante tarefa de educar”, comentou Lucimara.  Em 2015, o PNAIC aprofundará os conhecimentos referentes às áreas de Ciências, Geografia e Arte.

(Michelle Corazza – Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Tapera)

Compartilhe: