Tapera participa da elaboração do Plano Estadual de Resíduos Sólidos

O município de Tapera, representado pela secretária de Desenvolvimento, Délcia Maldaner, esteve presente na audiência regional do Plano Estadual de Resíduos Sólidos, realizada ontem, 02/07, na Universidade de Passo Fundo. O evento contou com a participação de representantes de 18 municípios.

A construção do plano objetiva compartilhar as responsabilidades dos poderes públicos (União, Estado e Município) com os geradores de resíduos (indústrias, comércio, transporte, agricultura, construção civil, saúde, população). No encontro, foram realizados trabalhos em grupos identificando experiências positiva e negativas, apontado barreiras a serem enfrentadas e sugerindo soluções. Délcia fez parte da Comissão de Resíduos Sólidos Urbanos.

Segundo Délcia, a Política Nacional de Resíduos Sólidos estabelece que a cobrança da taxa de limpeza urbana deverá ser desvinculada do IPTU, entre outras ações. “De acordo com a Lei nº 12.305, uma das resoluções é que a Prefeitura assuma o papel de gestora dos resíduos sólidos, sendo os moradores do município e demais gestores dos resíduos os responsáveis pelo cumprimento das leis estabelecidas, principalmente no que se refere à coleta seletiva”, explicou a secretária de Desenvolvimento.

Após a conclusão do projeto, o plano será encaminhado para aprovação geral do Estado do Rio Grande do Sul, sendo aplicado em todas as cidades gaúchas.

(Michelle Corazza – Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Tapera)

Compartilhe: