(Tapera) – Parte dos supermercados assinou o acordo para fechamento aos domingos e feriados

No final de novembro, os cinco supermercados que haviam firmado acordo para não abrir suas portas nos domingos e feriados em 2012, se reuniram para avaliar o mesmo e renová-lo para este ano. Destes, assinaram a renovação o Estrela, o Regional e o Santa Clara. O Fagundes e o Pouco Preço não assinaram e estão trabalhando, normalmente, com mão-de-obra não familiar, mas respeitando a legislação no que diz respeito à folga. Já nos feriados, as empresas deverão trabalhar com mão-de-obra familiar.

O acordo reza ainda que, quando o feriado cair no sábado, para não ficar fechado dois dias, as empresas abrirão pela manhã.

O acordo vai até 31 de dezembro de 2013.

Para a gerente do Supermercado Santa Clara, Cirlei Gatto, o dia que os supermercados não conseguirem mais firmar este acordo em Tapera, a situação ficará muito difícil para eles, isso porque não se está conseguindo mais mão-de-obra masculina acima de 18 anos e qualificada. Conforme Cirlei, ela está perdendo funcionários homens em função de terem de trabalhar no sábado até às 20h. “Eles vem até mim e pedem demissão, dizendo que vão embora até sexta-feira ou sábado, e vão trabalhar onde não se tem expediente aos sábados. As mulheres também não querem trabalhar nos sábados”, disse.

Compartilhe: