TAPERA – Paróquia Nossa Senhora do Rosário da Pompéia

Postado em 30 agosto 2014 08:08 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Programa Religioso

Dia 30/08(Sábado) – às 08;30 horas Encontro das Catequistas da Área Pastoral em Victor Graeff.
– às 18 horas Missa na Igreja Matriz.
– às 19;30 horas Missa na Capela São Paulo(Lagoa dos Três Cantos).
Dia 31/08(Domingo) – às 08;30 horas Missa na Igreja Matriz, logo após batizados.
– às 10 horas Missa na Capela São José(Linha Ogeriza).
Dia 01/09(2ª feira) – às 19 horas Reunião do Conselho Pastoral Paroquial no Centro Catequético.
Dia 02/09(3ª feira) – às 19;30 horas Missa na Capela Sta. Catarina(Linha Coronel Gervásio).
Dia 03/09(4ª feira) – Atendimento aos fiéis na Paróquia.
Dia 04/09(5ª feira) – às 16 horas Missa no Lar dos Idosos.
– às 19;30 horas Reunião da Área Pastoral na Paróquia de Selbach.
Dia 05/09(6ª feira) – às 16 horas Missa do Apostolado da Oração na Igreja Matriz.
Dia 06/09(Sábado) – às 18 horas Missa na Igreja Matriz.
– às 19 horas Casamento de Pedro Antônio Kellermann com Caroline Backes.
– às 18 horas Missa na Paróquia São Jorge de Espumoso.
Dia 07/09(Domingo) – às 08;30 horas Missa na Igreja Matriz.
– às 10 horas Missa na Vila Brasília.
– às 18 horas Missa no Seminário Sagrado Coração de Jesus
Dia 13/09Sábado) – às 10 horas Missa e 1ª Eucaristia de Crianças na Capela São Rafael.
– às 14 horas Missa na Capela São José na Linha Teutônia.
– às 15;30 horas Missa na Capela São João.
– às 18 horas Missa na Igreja Matriz.
– às 19;30 horas Missa e 1ª Eucaristia de crianças em Lagoa Dos Três Cantos.

AVISOS E CONVITES

1)    Encontro das Catequistas na Área Pastoral: Será neste sábado(dia 30), na paróquia de Victor Graeff, das 08;30 às 16 horas. Durante o encontro será feito estudo do um texto do Evangelho de São João, troca de presentes do amigo secreto e homenagens pela passagem do dia da catequista, bem como almoço às mesmas. Recordamos de que a saída, será por volta das 07;30 horas, em frente à igreja matriz.

2)    Jornal Presença Diocesana: Recordamos a todos os interessados em fazer assinaturas novas ou renová-las, de que estamos no período para tal, até o final do mês de agosto. As assinaturas poderão ser feitas na secretaria paroquial, ou junto às comunidades. As edições são mensais, durante um ano, com notícias das paróquias, bem como da Arquidiocese, textos sobre liturgia, bíblia, catequese e mensagens. O custo é de R$ 15,00 ao ano.

3)    Dízimo Paroquial: Vamos lembrando aos nossos paroquianos de que estamos no período da contribuição do dizimo para com a paróquia. recordando de que o mesmo é um direito e um dever de todos os associados.

4)    Casamento: Com a graça de Deus e a benção da Igreja, querem casar-se no próximo dia 06 de setembro, Pedro Antônio Kellermann e Caroline Backes. Ao casal de noivos desejamos parabéns e que Deus os abençoe!

5)    Reunião do CPP: Acontecerá no próximo dia 01/09(2ª feira – às 19 horas). O local será o Centro Catequético. Iremos tratar sobre a formação de novas lideranças. Pedimos a presença de todos

6)    Batizados na Matriz: Acontecerão no próximo dia 31 de agosto, porém a preparação para os pais e padrinhos será no dia 27(4ª feira), às 19 horas, tendo como local o Centro Catequético. Os pais ou responsáveis devem ser sócios atualizados para com a paróquia.

Catequistas – Semeadoras de Paz
Lc 24,13-35
Estamos encerrando o mês de agosto(todo ele vocacional). E neste final de semana vamos celebrar a vocação das catequistas. Por isso, recordamos  de que a  catequese enquanto processo de educação na fé, não se limita ao ensinamento de conteúdos teóri¬cos, desconectados da realidade. O próprio Diretório Geral para a

Catequese afirma que: “é mais que um ensino: é um aprendizado de toda a vida cristã, uma iniciação cristã integral, que favorece um autêntico seguimento de Cristo, centrado na sua pessoa” (cf. n° 67).
Ao percorrer o caminho catequético, o processo de encanta¬mento inicial, o primeiro anúncio (querigma) e reconhecimento do Senhor Ressuscitado, vamos assi¬milando que esse é um caminho de formação gradual, com suas características peculiares, gestos, ritos e sinais, como nos mostra o Documento de Aparecida: “o caminho de formação do cristão, na tradição mais antiga da Igreja, teve sempre caráter de experiência, na qual era determinante o encontro vivo e persuasivo com uma experiência que introduz o cristão numa profunda e feliz celebração dos sacramentos, com toda a riqueza de seus sinais” (cf. DAp. n° 290).
Esse encontro vivo pode ser relacionado à experiência do encontro, do reconhecimento na fração do pão – na koinonia (Lc 24, 30-32). Essa rica e extraordinária experiência do encontro, sinalizada na perícope bíblica de Lucas 24, 13-35, é um tema catequético como caminho e semente de paz que conduz à ressurreição. A metodologia catequética de Lucas nessa perícope de Emaús tem cinco etapas, a saber:
Ia Etapa da Aproximação (cf. Lc 24, 13-24) — Aproxi¬mação da realidade dos discípulos. Exercício de paciência, pedagogia do amor e da escuta. Encontramos um Jesus companheiro da caminhada que se faz catequista e lança a semente da paz àqueles desacreditados.
2a Etapa da formação catequética (cf. 24, 25-27) — E o anúncio da Palavra de Deus, a qual liberta, chama e faz os discípulos sentirem “o coração pegar fogo — arder”. Nessa etapa, Jesus faz catequese e os coloca em contato com a Escritura, que ajuda no discernimento vocacional.
3a Etapa do cultivo (cf. Lc 24, 28-29a) – E o resultado da primeira e da segunda etapa. Jesus opta por uma cate¬quese amadurecida, que respeita etapas e processos, que gera confiança, fruto da semente de paz lançada no solo daqueles corações endurecidos. Os discípulos, gradualmente, criaram gosto pela catequese do caminho. Eles vão sendo cultivados.
4a Etapa da comunhão e partilha (cf. Lc 24, 29b – 32) O gesto de entrar para ficar com eles significou não apenas estar perto ao longo de um trecho do caminho, mas real¬mente percorrê-lo junto, partilhando. Quem acompanha torna-se o Cristo na vida do outro e ajuda a eliminar e a superar os obstáculos do caminho, principalmente quando “a noite vem chegando” (w. 28 e 29a). Entrar e ficar com eles, isto é, partilhar “a própria carne e o próprio sangue”, como memorial pascal. E uma redescoberta e uma nova concepção de catequese rumo à paz definitiva.
5a Etapa da missão (Lc 24, 33-35). Os olhos se abriram e os corações pegaram fogo. Voltaram correndo, naquela mesma noite, para Jerusalém, lugar da missão. “Ite, missa est”! A missão começa em “Jerusalém”, lugar dos desafios para a paz, onde as sementes de paz devem ser lançadas. E necessário estabelecer processos de amadurecimento da fé nos quais os cristãos vocacionados adquiram convicções e estabeleçam valores que orientem suas vidas.
Concluímos a nossa reflexão recordando que incrementar a cultura vocacional na ação evange¬lizadora da Igreja supõe vocacionalizar toda pas¬toral, impulsionando a formação desde a condição batismal, perpassando as diversas vocações. Por fim, sonhamos com uma Igreja toda ministerial e vocacionalizada.

Nossos parabéns a todo(a)s o(a)s catequistas e que Deus o(a)s abençoe!

(Padre Osório Serrão – Pároco)

Postado em 30 agosto 2014 08:08 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop