Tapera organiza a 5ª Semana da Cultura e a Semana Farroupilha 2014

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer esteve reunida no dia 10/06 com diretores das escolas municipais, estaduais e particulares de Tapera, representantes da Biblioteca Pública, do Memorial Taperense e do Conselho Municipal de Cultura para apresentar o planejamento prévio da 5ª Semana Municipal da Cultura. Todas as atividades foram amplamente discutidas com os presentes, delineando assim uma programação que atenda às necessidades das escolas e comunidade.

A 5ª edição da Semana da Cultura terá início no dia 31/08 com o 5º Festival da Canção. O evento terá início às 16h, no Tenarião. Poderão participar estudantes, cantores amadores e profissionais. O edital será divulgado no site da Prefeitura Municipal, contendo todas as informações, inclusive o prazo de inscrições, que será de 10/07 a 05/08.

A 24ª Feira do Livro acontecerá entre os dias 01 e 05/09, e já tem confirmada a presença do escritor Kledir Ramil, que trabalhará com professores, alunos e comunidade em geral. Os nomes dos demais autores, assim que confirmados, serão divulgados para a realização das leituras prévias dos livros. Além dos encontros com os escritores, o evento proporcionará mais uma edição do Café com Leitura diretamente da feira, contando com a participação de um autor. Na feira, haverá espaço para livrarias, mostras, apresentações artísticas e contação de histórias. Na oportunidade, serão apresentadas peças teatrais aos alunos de acordo com a faixa etária, incluindo a peça teatral encenada pelo Grupo Municipal de Teatro. Neste ano, as crianças de zero a três anos de idade recebem nas EMEIs o projeto “Vitrola de Histórias”, atividade de contação de histórias com músicas infantis.

Durante a reunião, ficou definido que na Semana da Pátria, a Administração Municipal ficará responsável pela programação da abertura (31/08) e pelo encerramento na tarde cívico cultural do dia 07/09. Cada escola promoverá sua hora cívicas. A temática nacional é “Amazônia, patrimônio brasileiro” e a temática estadual é “Meu jeito de ser brasileiro”.

Ainda no encontro de terça-feira, foram definidas algumas questões voltadas à Semana Farroupilha no Município, respeitando as datas previstas pelas entidades. A abertura ficou definida para o dia 12/09, com homenagens, integração das invernadas do CTG Guido Mombelli e GF Piazito Gaudério, show com Luiz Marenco e Banda, e logo após, fandango com os Garotos do Rio Grande de Tapera. As atividades serão realizadas no Pavilhão da Comunidade Católica – Tenarião e serão gratuitas à comunidade local e regional.

Assim que toda a programação for oficializada, será divulgada para que todos acompanhem as festividades do mês setembro.

(Michelle Corazza – Assessoria de Gabinete da Prefeitura de Tapera)

Compartilhe: