TAPERA – Oficinas Terapêuticas comemoram um ano com Mostra de Artesanato e Ciclo de Palestras

A 1ª Mostra de Artesanato das Oficinas Terapêuticas foi realizada entre os dias 5 e 9 de agosto, na Vila Brasília. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Saúde em alusão ao primeiro ano de atividades do local.

De acordo com a coordenadora das oficinas terapêuticas, Raquel Barboza, a mostra serviu para valorizar o trabalho realizado nas aulas: “todos estavam muitos entusiasmados e satisfeitos em poder mostrar suas habilidades aos demais usuários, familiares e amigos que prestigiaram o evento”, comentou.

Além da exposição de artesanato, os usuários participaram de um ciclo de palestras. A professora Catarina Simon Martins abordou autoestima na tarde de segunda-feira, 05/08. Em sua explanação, ela ressaltou que quanto mais a pessoa se gosta, menos doenças atingem essa pessoa. Também ensinou métodos de contornar as situações difíceis e incentivou as participantes do grupo a fazerem o que gostam. Na manhã de terça-feira, 06/08, a professora abordou o tema “Sexualidade – Cuidados e Prevenção”. Catarina mostrou os tipos de preservativo que existem e aonde podem ser encontrados, ressaltando que a Secretaria da Saúde dispõe de vários métodos contraceptivos para evitar gravidez e doenças sexualmente transmissíveis. Os participantes aproveitaram para sanar suas dúvidas.

A advogada Oricy Costa Brenner abordou os “Direitos e Deveres das Mulheres” na tarde de quinta-feira, 08/08. Segundo ela, homens e mulheres possuem os mesmos direitos e deveres: “hoje existe o poder familiar e as tarefas e despesas são divididas entre os homens e as mulheres. Em algumas casas, os homens cuidam do lar e a mulher trabalha fora. Em outras, é o contrário”, comentou. Oricy esclareceu dúvidas sobre as responsabilidades das mulheres quando envolvem questões financeiras e também respondeu questões referentes a divórcios e guarda dos filhos.

A secretária de Saúde, Maria Lizete Orth, falou sobre Conviver e Produzir nas Oficinas Terapêuticas na sexta-feira, 09/08. Os participantes tiveram espaço para depoimentos e falaram sobre a experiência de participar dos grupos, contando o que mudou em suas vidas.

(Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Tapera)

Compartilhe: