TAPERA – Novembro com Saúde incentiva a prática de exercícios físicos

Inserida na programação de Novembro com Saúde, a palestra “Saúde e Rendimento Humano” alertou sobre os riscos de ter uma vida sedentária e sobre as lesões ocasionadas pelo excesso de exercícios. Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde e ministrada pelo educador físico e professor Bem Hur Soares, a palestra aconteceu na noite de ontem, 25/11, no Centro de Convivência do Idoso.

Durante a explanação, Bem Hur apresentou um comparativo das atividades realizadas antigamente e do comodismo dos dias atuais: “nos primórdios da vida, as pessoas caminhavam mais porque precisavam buscar alimentos e hoje existe a tele entrega. Temos que entender que o crescimento das cidades e o avanço da tecnologia estão nos proporcionando mais conforto e nos deixando sedentários, e, por isso é cada vez mais importante que pensemos na saúde e em maneiras de manter o nosso corpo ativo”, comentou.

O educador físico alertou que a imagem do corpo perfeito é vendida em todos os lugares, mas é preciso pensar nas consequências e optar por um corpo saudável ao invés de escultural: “existem muitos suplementos e remédios para emagrecimento que prometem milagres, mas que ocultam as consequências que podem causar com o uso prolongado. Opte sempre por alimentos saudáveis ao invés de fast food, troque o elevador pela escada e pratique exercícios físicos regularmente”, comentou.

O palestrante também falou sobre os cuidados que se deve ter ao sair do sedentarismo e se iniciar atividades físicas, pois a prática de exercícios sem orientação pode ocasionar lesões: “tem gente que quer tirar o atraso de uma vida inteira sem fazer nada em uma semana, e não é assim que funciona. Ás vezes a pessoa está com sobrepeso e não pode fazer algumas atividades, pois elas resultarão em danos”, argumentou.

Ainda durante a palestra, Bem Hur apresentou dados sobre o crescimento da obesidade, colesterol alto, diabetes e hipertensão, e comentou que as mudanças devem começar na infância, incentivando as crianças a se movimentar.

(Michelle Corazza – Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Tapera)

Compartilhe: