TAPERA – Ministra Miriam Belchior anuncia parceria com municípios

Postado em 14 março 2013 07:58 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

O prefeito Ireneu Orth acompanhou e participou de todas as atividades da ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, em Porto Alegre nesta terça-feira (12). No Palácio Piratini a ministra participou da posse do novo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Cdes-RS) e manteve, junto com sua assessoria, rápidas audiências com alguns dos prefeitos presentes, entre eles Ireneu Orth.

Na oportunidade Miriam Belchior recebeu dos conselheiros do CDES, um documento que reforça a importância de intensificar as parcerias entre o Estado e a União, destacando obras e programas prioritários para o RS.

A partir das 16h a ministra do Planejamento participou de um encontro com prefeitos na sede da FAMURS, oportunidade em anunciou um acordo do governo Federal com os municípios gaúchos, visando a melhoria de gestão para que se possa fazer mais em favor da população.

– O governo federal está criando uma rede de apoio aos municípios, e a Famurs será uma parceria muito importante. Cada município tem que melhorar sua gestão, mas ninguém faz isso sozinho. Essa parceria pode ajudar muito a alavancar a capacidade de cada município fazer mais para a sua população – disse a ministra.

Segundo o prefeito Ireneu Orth, essa parceria vai facilitar o acesso o acesso aos recursos federais. Na verdade a ministra veio reforçar e enfatizar os recursos que o governo Federal está disponibilizando aos municípios através do Plano de Aceleração da Economia.

Conforme o anunciado a idéia é espalhar equipes técnicas pelo Rio Grande do Sul com o intuito de atender regionalmente os gestores municipais na elaboração de projetos. Uma comissão de prefeitos também deverá ser formada para tratar diretamente das políticas públicas com o governo federal.

O presidente das FAMURS Ary Vanazzi aproveitou a oportunidade para entregar à ministra uma carta com reivindicações dos prefeitos gaúchos. Entre as solicitações, destacam-se o novo pacto federativo e o acesso permanente aos recursos da União.

Para o prefeito Ireneu Orth municípios de pequeno porte dependem de verdadeiros malabarismos para realizar investimentos e uma dessas alternativas tem sido as emendas parlamentares, acreditando que com essa nova política e visão, a situação dos municípios possa melhorar não ficando na dependência apenas dos deputados Federais para realizar as obras que a população reclama.

Durante sua fala, Miriam Belchior aconselhou os prefeitos a inscrever projetos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Ela lembrou que mais de R$ 31 bilhões foram recentemente liberados pela União para investimentos em infraestrutura urbana e saneamento básico. “Se eu fosse prefeita, iria inscrever projetos em todos os programas do PAC. Bons projetos serão certamente selecionados. A bola está com os senhores”, avisou a ministra.

(Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Tapera)

Postado em 14 março 2013 07:58 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop