TAPERA – Manejo do trigo é assunto em encontro de técnicos

A Cotrisoja sediou nesta semana o encontro de consultores das Cooperativas. O treinamento técnico promovido pela Bayer aconteceu na Afuco, em Tapera. O assunto da noite foi trigo, cereal de fundamental importância na economia na região.

Conforme o gerente regional da unidade de Tapera e coordenador do Depagro, Gerson Kuffel, a pelestra enfocou o manejo de doenças na cultura e foi ministrada pela engenheira agrônoma mestre em fitossanidade e doutora em agronomia, Carolina Deuner. Ela é professora da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da UPF.

– Cada ano ocorre uma situação diferenciada devido ao clima que se apresenta nos estádios da cultura. Neste ano, por enquanto, temos um tempo seco, começando aumentar a precipitação de chuvas na última semana. O clima seco e frio com intervalos de chuvas está beneficiando a cultura até o momento – comentou Kuffel.

Quanto à proteção das plantas contra doenças, debatida no encontro, Kuffel relata que a situação na região de abrangência da Cotrisoja é satisfatória com a maioria das lavouras protegidas por fungicidas.

– Não podemos deixar as doenças se manifestarem, o produtor deve ficar atento ao novo aparecimento e/ou residual dos produtos para uma nova entrada. Efetuar o manejo com fungicidas sempre preventivamente, analisar e conhecer a variedade de trigo que se planta para realizar o diagnóstico correto da aplicação, utilizando o produto e dosagens corretas – orienta o coordenador com base nas discuções do treinamento.

(Assessoria de Comunicação – Cotrisoja)

Compartilhe: