TAPERA – Líderes deliberam sobre o futuro da Cotrisoja

Os líderes da Cotrisoja reuniram-se na noite desta segunda-feira, 16, na Afuco. A sucessão do Conselho de Administração, que deve ocorrer em fevereiro do ano que vem, foi o principal assunto da pauta.

Diante da reivindicação de boa parte dos associados, iniciou-se na última reunião do Conselho de Líderes, no dia 29 de abril, um debate sobre a possibilidade de alterações no estatuto para que os quatro membros do atual Conselho de Administração que tem que ser renovados pudessem concorrer para mais um mandato, entre eles o presidente, Cristiano Scher, e o vice, Gilberto Seibel. Atualmente, o estatuto permite a reeleição dos conselheiros por dois mandatos de três anos. Naquela oportunidade, decidiu-se que os líderes fariam uma consulta em suas comunidades para avaliar a opinião dos associados e reuniriam-se novamente em junho para deliberar sobre o assunto.

Antes de iniciar a votação, Scher colocou os prós e contras de uma alteração estatutária, absteve-se do seu voto e deixou claro que o processo só teria continuidade diante da aprovação de dois terços dos líderes presentes, o mesmo número necessário para aprovação numa Assembleia Geral Extraordinária que seria convocada para votar a demanda. Os demais conselheiros de Administração também optaram por não votar. A proposta de alteração no estatuto foi reprovada.

Para o presidente, isso fortalece a democracia e demonstra a transparência das ações realizadas na cooperativa. “O Conselho de Administração poderia simplesmente ter convocado uma extraordinária e discutido essa questão diretamente na assembleia, mas preferimos envolver a liderança nesse processo e conversar primeiro com nossos líderes. Como não é da vontade deles, não avançaremos com a proposta”, comentou.

Em agosto deve acontecer as reuniões nas 29 comunidades dos municípios de abrangência da cooperativa para a renovação do Conselho de Líderes. É o primeiro passo para a eleição dos novos conselheiros de Administração, em fevereiro de 2015.

(Assessoria de Comunicação da Cotrisoja)

Compartilhe: