TAPERA – Instituto Imaculada realiza o VI Encontro dos Cursos Técnicos

O Instituto Imaculada realizou na noite de 12 de novembro o VI Encontro dos Cursos Técnicos: Agronegócio, Contabilidade e Informática. O encontro teve como tema “Empreendedorismo no Currículo”, desenvolvido pela palestrante, a Ma. Sibeli Paulon Ferronato, da Universidade de Passo Fundo.

A professora Sibeli enfatizou em sua fala, a importância de cada um empreender em seu currículo, buscando cursos, aprendizagens e avaliando constantemente o fazer profissional. Empreendedores são indivíduos, atuando de forma independente ou como parte de uma organização, que veem uma oportunidade empreendedora e assumem os riscos para desenvolver uma inovação e tentar colocá-la em prática. (Hitt, Ireland e Hoskisson, 2012).

Também trouxe alguns dados importantes para serem analisados, como: de todos os alunos que escolhem um curso técnico, 72% se formam com emprego garantido. Um estudo da Fundação Getúlio Vargas mostrou que para cada ano de estudo o salário de um técnico aumenta 14%. No Brasil, apenas 9% dos alunos estão matriculados em escolas técnicas. Na Europa governos e empresas investem no ensino e na formação de técnicos, como podemos ver a Alemanha é referência. Lá, a educação profissionalizante é conhecida como sistema dual de ensino, que combina o treinamento prático nas empresas com aulas teóricas na escola – 53% dos alunos fazem essa escolha. Santa Catarina é o estado onde mais cresce a procura. A média de pessoas cresceu 13% segundo o MEC. No restante do país, o aumento foi de 6%. O curso técnico mais procurado no estado é o de administração. Depois de formado, o salário de um profissional pode passar de R$ 3 mil. Só este ano, o Senac de Santa Catarina deve colocar no mercado 13 mil novos técnicos.

No dia 16 foi realizada uma avaliação do encontro com alunos e professores e todos ressaltaram da importância e da qualidade do evento realizado, trazendo novas aprendizagens, divulgando os cursos técnicos da escola, bem como a dinâmica utilizada pela palestrante e o envolvimento de todos os alunos.

A organização e planejamento para o VII Encontro já foi iniciado, através do levantamento de temas e sugestões.

 

Compartilhe: