TAPERA – Instituto Imaculada realiza Conferência Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente

O Instituto Imaculada realizou na manhã desta segunda-feira, dia 26 de junho, a etapa escolar da IV Conferência Infanto-juvenil pelo meio Ambiente que está sendo construído nas escolas do Brasil a partir de três etapas: escolar, Municipal/Regional, Estadual e Nacional.

A Conferência nas escolas é o momento mais rico do processo, pois permite aos alunos conhecer e debater o tema proposto, pensar sobre os desafios de transformar a escola num espaço sustentável, reconhecer os problemas ambientais no território escolar, buscar soluções para melhorar o espaço e planejar e inserir ações no Projeto político Pedagógico da escola.

O tema da Conferência deste ano é “Vamos cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis e Mudanças ambientais globais”.

A programação da conferência na manhã de hoje contou com a presença de dois palestrantes. Sílvio Hendges de Soledade que abordou o tema Educação Ambiental e Sustentabilidade nas escolas. Após a Secretária de Desenvolvimento de Tapera, Délcia Maldaner, abordou dois temas da Conferência Redução de Impactos Ambientais e Geração de emprego, trabalho e renda, além de destacar alguns problemas encontrados em nosso município com relação ao meio ambiente.

Na sequência os alunos apresentaram os projetos que já estão sendo desenvolvidos na escola: Consumismo Infantil, Aproveitamento da Água Pluvial na escola, Recursos Hídricos, Agricultura no município de Tapera, Fontes de Energia Renováveis, Coleta Seletiva em Tapera, Energias e Construções Sustentáveis, Meio Ambiente e Sustentabilidade, com algumas ações concretas que já estão acontecendo como: construção de uma estufa a partir de materiais recicláveis no pátio da escola, horta escolar com produtos orgânicos, produção de plantas bioativas, horta escolar com produtos orgânicos, produção de uma composteira para reaproveitamento do lixo orgânico e restos de folhas varridas no pátio da escola.

Entretanto há muito ainda a se fazer. Os alunos elencaram alguns problemas e prioridades de ações a partir da conferência como: recreio limpo e ambiente limpo, reaproveitamento da água pluvial na escola com a instalação de caixa d’água nas calhas, plantio no pátio da escola de árvores frutíferas, conscientização quanto ao consumo de energia elétrica, separação do lixo na escola, nas salas de aula, cozinha e setores, reaproveitamento do lixo orgânico para a horta, organização das salas de aula após o término da aula (desligar a luz, climatizador, organização das classes, papéis no lixo, limpeza das classes).

Também foi realizada a escolha dos delegados para representar a escola nas conferências: Isadora Tramontini (delegada) e Jenifer Magni (suplente).

(Texto e fotos – Instituto Imaculada)

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