Tapera – História do povo gaúcho é lembrada em exposição no Memorial Taperense

Em comemoração à Semana Farroupilha, o Memorial Taperense está realizando uma exposição que lembra os costumes e os utensílios utilizados pelos gaúchos. A mostra ficará aberta para visitação até o dia 30 de setembro.
Parte do material exposto faz parte do acervo do Memorial. A mostra possui panelas de ferro, sapatos de madeira, chaleiras, cuias, bombas de chimarrão, indumentária e alimentos que retratam a tradição do Rio Grande do Sul.

Também estão disponíveis para visualização quadros que contam o início da história do gaúcho, fornecidos pelo Museu Olívio Otto, de Carazinho. Nos quadros, é possível observar a diferença do gaúcho charqueada, o gaúcho gaudério e o novo gaúcho. Também há quadro da rota realizada durante a Revolução Farroupilha, que durou de 1835 a 1845.

O Memorial Taperense fica aberto nas terças e quintas-feiras pela manhã, das 8h às 12h, ou segundas, quartas e sextas-feiras à tarde das 13h30 às 17h30. Mais informações com a coordenadora do Memorial Taperense Roseli Fátima Hübner Galvani, pelos telefones 3385 3536 ou 9123 6019.

(Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Tapera)

Compartilhe: