A formatura da 3ª turma da Brigada Mirim aconteceu no sábado, 07/12, no Centro de Convivência do Idoso. Os certificados de conclusão das atividades foram entregues a 21 alunos das escolas João Batista Mocelin, Francisca Cerutti e Presidente Costa e Silva, com idade entre 9 e 14 anos. A solenidade foi prestigiada por autoridades municipais, diretores das escolas e familiares dos formandos.
Durante os pronunciamentos, a aluna Bruna Nathália Alves da Silva falou em nome de todos os participantes, agradecendo a oportunidade de integrar o programa e enfatizando o vasto aprendizado obtido durante os encontros. Representando os pais, Maria do Carmo Rodrigues agradeceu às entidades envolvidas pela realização do projeto e declarou estar orgulhosa de sua filha, Indianara, pela experiência adquirida. Em nome dos diretores, a professora Fabiani Soder Oppelt comentou a importância da família ao apoiar, incentivar e prestigiar seus filhos, destacando que as atividades oferecidas buscam qualificar e formar cidadãos melhores.
A Secretária da Educação, Maria Regina Bósio Salvadori, falou sobre a alegria em formar mais uma turma, destacando a proposta de desenvolvimento integral dos estudantes através dos 20 projetos extracurriculares oferecidos em Tapera, e o apoio da Administração Municipal às atividades voltadas para a educação. O presidente da Câmara de Vereadores, Cláudio Leonir Schultz, comentou que os pais presentes colaboram com a formação de seus filhos, enquanto o Tenente da Brigada Militar, Roger Oliveira de Carvalho, enalteceu a importância do programa e dos conhecimentos adquiridos em todas as áreas.
O Prefeito Ireneu Orth parabenizou os alunos, destacou o trabalho realizado em conjunto entre a Administração Municipal e a Brigada Militar, citou alguns dos investimentos realizados em relação à qualificação do ensino e melhorias das estruturas físicas das escolas, e destacou que as atividades extracurriculares deram ao município o Prêmio Gestor Público 2013, recebido em outubro.
Para finalizar, o sargento Sidinei Barbosa, coordenador do projeto, e a monitora Andreza Nodari falaram sobre as atividades promovidas ao longo do ano e a importância da troca de experiências.
BRIGADA MIRIM – O projeto teve início em 2011 com o objetivo de promover a educação integral e de qualidade, através da realização do trabalho conjunto e corresponsável que visa a inclusão social e a cidadania. Os encontros são semanais, aos sábados à tarde, coordenados pelo sargento Sidinei Barbosa, com auxílio de uma monitora. As atividades propostas estão baseadas nos princípios militares.
(Michelle Corazza – Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Tapera)