TAPERA – Finalizada a safra de soja é hora de focar em trigo

Postado em 04 maio 2013 08:48 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Com o término da safra de soja, o foco do trabalho nos próximos meses se volta especialmente para a safra de inverno 2013 e também para a safra de milho 2013/2014.

Com relação ao trigo, estima-se que a área cultivada alcance 1,1 milhão de hectares no RS, um aumento de 10% em relação à safra passada, conforme previsão da Farsul. A valorização do cereal no mercado, gerando uma maior rentabilidade da cultura, é o principal fator que tem motivado os agricultores a cultivarem trigo nesta safra. Segundo a Farsul, o valor praticado no momento está 25% acima do valor de comercialização praticado no mesmo período de 2012. Além disso, o trigo atualmente figura como uma das poucas opções de inverno rentáveis economicamente.

Na região de atuação da Grandespe Sementes, estima-se que a semeadura do trigo inicie-se em final de maio e início de junho, estendendo-se por praticamente todo o mês de junho. Um aspecto a ser considerado na definição da época de semeadura é o ciclo do cultivar escolhido, sendo que materiais mais precoces, como BRS 331, BRS Guamirim e Marfim devem ser semeados em final de junho. Por sua vez, cultivares como Quartzo, Mirante e TBIO Pioneiro podem ser semeados no início da época indicada, a partir de final de maio e início de junho. A adequação da época de semeadura visa o posicionamento dos estádios de desenvolvimento do trigo de tal forma que o florescimento, fase de maior sensibilidade do trigo à geada, não coincida com o período mais frio e de maior probabilidade de ocorrência de geada em cada região.

Com o objetivo de obter maior rentabilidade, é importante que o produtor concilie elevados rendimentos com qualidade superior de grãos. Atualmente, a qualidade dos trigos produzidos, demonstrada através de parâmetros como força de glúten (W), estabilidade, relação tenacidade/extensibilidade (P/L) e teor de proteína (%), é um fator determinante da liquidez do produto no momento da comercialização. Sendo assim, escolhida uma cultivar da classe pão, a partir da semeadura cabe ao produtor manejar adequadamente o nitrogênio na cultura de acordo com as exigências de cada material.

Da mesma forma que o produtor se prepara para os cultivos de inverno, a Grandespe Sementes planeja para esta safra um importante dia de campo na matriz em Tapera, com parcelas demonstrativas de cultivares, orientações técnicas sobre o manejo de trigo, práticas para a obtenção de altos rendimentos, comparativos e muitas novidades.

Visite uma das unidades da Grandespe Sementes, confira nossas condições para aquisição de insumos para o inverno e faça bons negócios.

Gustavo Augusto Stärlick

Postado em 04 maio 2013 08:48 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop