Tapera está realizando recadastramento ao SUS

Postado em 22 janeiro 2014 07:53 por jeacontece
15.292.411/0001-75

A Secretaria Municipal de Saúde de Tapera realizará, até o mês de abril, o recadastramento das famílias taperenses ao Sistema Único de Saúde. O objetivo é informatizar os dados da Atenção Básica em nível nacional através do sistema de informática (e-SUS AB) idealizado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde.

A coleta das informações está sendo realizada pelas Agentes de Saúde nas visitas domiciliares. De acordo com a Secretária da Saúde, Maria Lizete Orth, os questionários (domiciliar e individual) exigirão mais tempo do que uma visita normal e é preciso que a comunidade esteja preparada para receber os profissionais. “Sabemos que nem todos dispõem de tanto tempo, então, em alguns casos, a família ficará encarregada de responder às perguntas”, comentou.

De acordo com a Secretária da Saúde, é fundamental o recadastramento de todos, independente de serem ou não usuários dos serviços do SUS. “Ninguém é obrigado a responder, mas quem não quiser colaborar deve assinar um termo de compromisso”, explicou.

O novo sistema deve funcionar a partir do segundo semestre de 2014. Somente pessoas autorizadas terão acesso aos prontuários informatizados dos pacientes.

Quem ainda não possui o Cartão SUS deve procurar a Secretaria de Saúde nas terças e quintas-feiras pela manhã, para confecção gratuita. “O Cartão SUS deve estar com o usuário como qualquer outro documento. Ele deve ser apresentado nos atendimentos de plantões do Hospital Roque Gonzáles e permitirá o atendimento em qualquer posto de saúde do Brasil”, salientou.

(Michelle Corazza – Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Tapera)

Postado em 22 janeiro 2014 07:53 por jeacontece
15.292.411/0001-75

NOTÍCIAS RELACIONADAS


TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop