TAPERA – Escolas municipais promovem 1ª Conferência Escolar do Meio Ambiente

As escolas municipais de Tapera – Francisca Cerutti, Presidente Costa e Silva e João Batista Mocelin – promoveram conjuntamente a 1ª Conferência Escolar do Meio Ambiente. O evento reuniu alunos, professores, diretorias e supervisões das três escolas e também representantes da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer nas dependências da EMEF Presidente Costa e Silva, na manhã de terça-feira, 27/08.

A Secretária da Educação, Maria Regina Bósio Salvadori, ressaltou a importância da preservação ambiental e explicou que a Conferência Escolar é um momento para que todos os estudantes, professores e demais participantes possam dialogar, a fim de transformar suas escolas: “é um espaço educador sustentável, onde se busca alternativas de mudanças e melhorias para as questões voltadas ao meio ambiente”.

A Diretora de Agronegócios e Meio Ambiente, Paula Rizzi, abordou a sustentabilidade do lixo e os impactos ambientes. Em sua explanação, a Diretora do Meio Ambiente apresentou dados sobre a reciclagem, frisou a importância da coleta seletiva do lixo e comentou a Lei da Política Nacional dos Resíduos Sólidos nº 12.305/2010. “Uma das soluções para o problema do lixo está na política dos três “Rs”: reduzir, reciclar e reutilizar. O ideal, hoje, é que toda população tenha consciência disso e que os seus atos estejam voltados à conservação e preservação do meio ambiente”, enfatizou. Paula ainda destacou que para haver sustentabilidade do lixo deve haver equilíbrio econômico, social e ambiental.

Após a palestra, cada educandário apresentou os projetos ambientais que estão sendo desenvolvidos nas escolas e uma pesquisa realizada em cada comunidade (Vila Elisa, pela Francisca Cerutti; Vila Brasília, pela Presidente Costa e Silva; e Vila Paz, pela João Batista Mocelin), onde foram apontados os problemas ambientais e as possíveis ações que cabem à família, à comunidade e ao Poder Público. Os estudantes também comentaram quais ações podem realizar na escola.

(Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Tapera)

Compartilhe: