TAPERA – Escolas dão continuidade às solenidades alusivas à Semana da Pátria

As comemorações alusivas à Semana da Pátria em Tapera tiveram início fazendo referência à importância da identidade cultural, dos sentimentos de pertencimento e de amor pelo município, pelo estado do Rio Grande do Sul e pelo país. Nesse contexto, a Semana da Cultura desenvolve as atividades voltadas ao tema Vivenciando Cultura (Brasil, RS e Tapera).

A hora cívica hoje pela manhã, 02/09, foi realizada na Escola 8 de Maio. Estiveram presentes o vice-prefeito Volmar Kuhn, a Secretária da Educação, Maria Regina Bósio Salvadori, a Diretora de Cultura, Kelly Lopes, a representante do Conselho Escolar Belonir Schultz, a representante do Círculo de Pais e Mestres Luciana Carneiro, a professora Janilce Durigon representando a escola Dionísio Lothário Chassot, alunos e professores do educandário e também do Centro de Referência da Assistência Social.

Além do vice-prefeito e da Secretária de Educação, a diretora da escola, Livanete Schmitdhaus, e o aluno Fabiano Carneiro, representando o Grêmio estudantil Gremaio, participaram do hasteamento das bandeiras.

Ainda durante a solenidade, houve apresentações dos alunos. Os estudantes Leonardo de Oliveira e Ianaline dos Santos cantaram uma paródia chamada “Tapera Querida”. A aluna Érika Ozelame leu a poesia “Brasil, Minha Terra”, o grupo de dança da escola apresentou-se ao som de Sol da Liberdade, de Daniela Mercury. Para finalizar, Mateus Oliveira cantou a música “Pra Quê”, de Voz da Verdade, com Leonardo de Oliveira.

A diretora do educandário ressaltou que a escola está comprometida com as mudanças, respeita as diversidades e que sabe que a leitura está presente em tudo que existe. Falou dos projetos desenvolvidos pela escola, parabenizou os alunos e finalizou dizendo que cabe a cada um saber fazer uma leitura de si para saber se está ou não sendo um bom cidadão: “somos leitores do mundo e escritores da nossa própria história. Com certeza a nossa escola tem muito a deixar registrado”, comentou.

A Secretária da Educação comentou que se sente orgulhosa em poder retornar à escola onde iniciou seu trabalho em Tapera e perceber tantos talentos voltados à cultura, pois muitos alunos estão inseridos nos projetos de música, dança, canto. Parabenizou a todos pelas conquistas e reforçou o convite para a Semana Municipal da Cultura.

O vice-prefeito Volmar Kuhn incentivou a continuação dos trabalhos extracurriculares como forma de formar bons cidadãos, preocupados com o meio em que vivem e ocupados com a sociedade.

Hoje à noite, a hora cívica será realizada na Feira Municipal do Livro, assim como nos dias 3, 4 e 5 de setembro. Na sexta-feira, 06/09, às 8h, a hora cívica acontecerá na Escola Estadual Dionísio Lothário Chassot, e às 16h, no Instituto Estadual Nossa Senhora Imaculada.

Para encerrar as atividades alusivas à Semana da Pátria, haverá desfile de Bandas Marciais e tarde cívico-cultural aos arredores da Praça Avelino Steffens, a partir das 14h30. Em caso de chuva, o evento estará cancelado.

(Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Tapera)

Compartilhe: