TAPERA – Equipes do PIM e ESF participam de capacitação em Soledade

Postado em 16 agosto 2013 07:54 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Integrantes do Grupo Técnico Municipal da Primeira Infância Melhor (PIM) e da Estratégia Saúde da Família (ESF) participaram na última terça-feira (13/08), da capacitação “Acolhimento: tecendo redes de cuidado”, em Soledade. O município de Tapera esteve representado pelas psicólogas Dirce T. Staudt (GTM/PIM) e Ana Luisa Moreira; visitadora do PIM Mariane Fernandes; agente comunitária de saúde Cleiamar Ficagna e técnica de enfermagem Paula Roseli Pastório. O objetivo era capacitar os profissionais da Atenção Básica com foco na Primeira Infância acerca das práticas de acolhimento na rede de serviços.

A Política Nacional de Humanização (PNH), lançada pelo Governo Federal em 2003, busca pôr em prática os princípios do SUS no cotidiano dos serviços de saúde, propondo mudanças nos modos de gerir e cuidar. Uma das principais diretrizes de ação é o “acolhimento”, que visa construir dispositivos de enfrentamento a processos coletivos que inibam a autonomia dos usuários e a corresponsabilização de trabalhadores e gestores no que tange aos processos de produção de saúde.

A PNH define o acolhimento como um “processo constitutivo das práticas de produção e promoção de saúde que implica responsabilização do trabalhador/equipe pelo usuário, desde a sua chegada até a sua saída, ouvindo sua queixa, considerando suas preocupações e angústias, fazendo uso de uma escuta qualificada que possibilite analisar a demanda e, colocando os limites necessários, garantir atenção integral, resolutiva e responsável por meio do acionamento/articulação das redes internas dos serviços para continuidade da assistência quando necessário”.

(Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Tapera)

Postado em 16 agosto 2013 07:54 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop