O Conselho Comunitário da Comissão Municipal de Defesa Civil de Tapera (COMDEC) aprovou, na manhã de hoje, 05/12, o Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil. A reunião contou com a participação de representantes da entidade, Prefeito Ireneu Orth, e do coordenador municipal da Defesa Civil em Tapera, vice-prefeito Volmar Kuhn.
O plano, realizado a pedido da Defesa Civil do Estado, deverá ser utilizado em casos de inundações, enxurradas, alagamentos, granizos e vendavais, quando configurarem estado de emergência e de calamidade pública. O próximo passo será a elaboração da lei que instituirá o Fundo Municipal da Defesa Civil, para receber os recursos enviados pelo Governo do Estado, quando houver necessidade.
A primeira reunião aconteceu em 18/09, quando cada entidade ficou responsável por apontar suas competências, a fim da elaboração do plano. O COMDEC é formado por representantes da Administração Municipal, Polícia Civil, Emater, Corsan, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Estadual, Sindicato Rural e Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Tapera.
(Michelle Corazza – Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Tapera)