TAPERA – Emater faz levantamento da estiagem no município

Postado em 05 maio 2020 06:21 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A estiagem prolongada no município de Tapera e região deu-se início no mês de dezembro/2019, e se entende até os dias atuais.

Segundo, o extensionista da Emater de Tapera, Jair Ross, os prejuízos foram relevantes na cultura do milho, soja e leite, a perda econômica em Tapera foi na ordem de R$ 39.918.000,00

Foram recursos que deixaram de circular na nossa economia, fazendo com que os produtores encontrem dificuldades para honrar seus compromissos financeiros, impedindo novos investimentos em suas atividades.

A estiagem acarreta também a redução significativa da oferta d’água nas propriedades para o consumo humano e animal, redução do volumes nos poços artesianos, nas sangas e rios, açudes.

Neste mês de abril, tem ocorrido chuvas de baixa intensidade, todavia os produtores conseguiram efetuar o plantio de pastagem, especialmente a aveia para a alimentação do gado e para cobertura do solo, mas é necessário a continuidade de chuvas mais frequentes para que haja o desenvolvimento normal da cultura.

Temos a previsão para os próximos meses que as chuvas serão de baixos volumes e localizadas, fato que continua preocupar os produtores, serão chuvas para a manutenção das culturas, sendo necessário volumes mais elevados, afim de solucionar grande parte dos problemas de déficit hídrico.

Algumas medidas emergenciais já foram anunciadas pelo Governo Federal para socorrer o setor agrícola, outras estão ainda sendo discutidas a fim de beneficiar os agricultores familiares.

Informamos a comunidade que a equipe da Emater local, trabalha no atendimento às famílias com atendimento no escritório e visitas pré-agendada com as famílias do interior.

Postado em 05 maio 2020 06:21 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop