TAPERA – Emater divulga suas principais atividades no município

A equipe da Emater de Tapera, trabalha com o foco no público rural, são 350 famílias assistidas no município, dando ênfase no aspecto social, econômico e ambiental.

A instituição executa as políticas públicas, através de convênio mantido com o governo estadual, através da Secretaria Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural. Também mantém convênio com a Administração Municipal, a fim de manter os serviços de assistência técnica e extensão rural social em nível local.

Segundo, o extensionista e chefe do escritório da Emater local, Jair Ross, neste período de pandemia, o desafio é manter os serviços com a qualidade esperada pelas famílias assistidas e entidades parceiras.

A Emater, possui uma boa estrutura de apoio em nível central e regional, proporcionando as condições necessárias para dar andamento adequado às inúmeras atividades desenvolvidas no município.

O trabalho de proagro em virtude da seca, teve prioridade, a fim de atender com eficiências os produtores prejudicados na cultura do milho, soja e feijão. Essa atividade foi realizada através de visitas às lavouras, a fim de avaliar os prejuízos na produtividade dessas culturas. As agências bancárias tiveram importante participação nesse processo. Houve o encaminhamento de laudos de perdas nas atividade do meio rural, em parcerias com o conselho de desenvolvimento Econômico , afim de …. o Decreto de Emergência no município.

Nesse período de pandemia, as metodologias que estão sendo utilizadas no atendimento às famílias do interior, estão sendo baseadas, na formação de grupos de mulheres pelo watts, Card, assistência técnica no atendimento por telefone e contatos dos assistido no escritório da Emater. Considerando, a momento atual, houve uma redução do número de visitas às propriedades, ocorre com agendamento e em casos específicos de maior necessidade.

As orientações são das mais diversas: aproveitamento de alimentos, educação e promoção da saúde, crédito rural, produção de alimentos, culturas de inverno, hortas, pomar, produção leiteira, criações, orientação ao grupo de feirantes e agroindústrias, auxílios emergenciais, contatos com os conselho municipais, autoridades e lideranças locais. Também, outros atendimentos as demais atividades que constam no Plano de Trabalho Municipal.

Jair, avalia como positivo o esforço da equipe da Emater pelos resultados que estão sendo alcançados junto ao público rural.