TAPERA – Dengue: município em alerta máximo

Postado em 11 dezembro 2015 11:03 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

O Brasil inteiro está em alerta contra a dengue, com seus quatro tipos, mais a chikungunya e o zika vírus, que poderia ocasionar a microcefalia, como foi alardeado alguns dias atrás, obrigando o Ministério da Saúde a vir a público para desmentir a possibilidade. Mas, o problema é real e aumenta a cada dia. E o pior é que o mosquito transmissor está em todos os lugares, felizmente sem a doença, ainda.

Nesta semana a Secretaria de Estado da Saúde chamou a Porto Alegre o pessoal ligado à área da saúde de todos os municípios gaúchos para falar sobre um problema que existe e que é iminente seu aparecimento e o caos que se instalaria em todos os municípios caso haja uma epidemia de dengue.

Nesta quinta-feira à tarde, às 16h, na Câmara de Vereadores de Tapera, a Administração Municipal, através da Secretaria Municipal da Saúde, convocou as empresas, escolas, hospital, entidades e a imprensa para uma reunião de emergência para lhes repassar a situação no município.

Lá estiveram o prefeito Ireneu Orth, o vice-prefeito Volmar Kuhn, a secretária da Saúde, Lizete Orth, e toda a equipe da Secretaria para falar sobre o assunto que deverá ser levado à serio por todos da comunidade, por que muito em breve eles poderão ter de procurar ajuda e essa ajuda poderá não existir, num caso extremo.

Após as colocações do prefeito e da secretária, o servidor Betão Reck, responsável pelo controle da dengue em Tapera, juntamente com colegas, passou um vídeo, com fotos e gráficos da doença, causando um certo mal-estar nos presentes pela agressividade das imagens mostradas.

Conforme a secretária Lizete, a dengue (1, 2, 3 e 4), mais a chikungunya e o zika vírus, poderão vir a ocasionar uma epidemia que deixaria todas as populações em perigo, pois não haveria vacina, nem pessoal suficiente para atender e locais para receber a todos, sem falar que a doença pode ocasionar a morte.

Segundo Betão Reck, em um ano Tapera pulou de 6 para mais de 100 focos da doença. Ele pede atenção especial a pneus, lixo, bromélias, piscinas, vasilhames para coleta de água da chuva, enfim para qualquer local que possa receber o mínimo de água.

Pela situação atual e as previsões futuras, o pessoal da Saúde pede às mulheres que não engravidem neste ano ou no próximo, temendo a microcefalia, e as que estão grávidas que se protejam usando roupas compridas e evitando exposição de partes do corpo.

Os agentes de saúde de Tapera estão tendo problemas para visitar as casas e isso ocorre tanto no centro como nos bairros onde as pessoas não estão deixando eles entrar para verificar. Segundo eles, as pessoa poderão pegar a doença por culpa do seu vizinho, que não está tendo o devido cuidado.

Após as colocações, ficou definido que a Secretaria de Saúde irá até as escolas e empresas para falar sobre o problema e que um mutirão para recolhimento de lixo seja feito no município.

Tapera tenta de todas as formas evitar o surgimento da dengue, mas isso somente acontecerá se a comunidade, toda ela, se envolver nesta luta que não tem data para acabar.

NOTA DA REDAÇÃO – Você, ai na sua casa, fique bem esperto com o acúmulo de água, por que numa inofensiva tampinha poderá surgir a doença que poderá causar grande dor de cabeça na sua família, isso se não acontecer algo bem pior.

Postado em 11 dezembro 2015 11:03 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop