TAPERA – Cotrisoja realiza Dia de Campo sobre culturas de inverno

Realizado na unidade da Cotrisoja de Victor Graeff, o Dia de Campo Culturas de Inverno, que aconteceu na última terça-feira (21), contou com a participação da Biotrigo Genética e da Bayer CropScience, empresas parceiras da cooperativa. O objetivo do encontro foi levar a inovação disponível em genética e defensivos para o agricultor associado da cooperativa.

Na abordagem dos assuntos, foi enfatizada a situação atual das lavouras de inverno. De acordo com o Coordenador de Armazenagem Evandro Hefler, a safra de trigo deve ficar abaixo da expectativa inicial, “apesar de todo o investimento realizado no planejamento, implantação e manejo das lavouras o resultado final será muito abaixo do esperado, o fator climático, vem determinando o surgimento de situações que não conseguimos prever ou manejar, explica Hefler.

A equipe do Departamento Técnico apresentou algumas sugestões para os agricultores presentes, na condição de implantação do campo demonstrativo, como por exemplo, a necessidade d do cultivo de alguma cultura no período de inverno, visando a melhoria da condição de fertilidade do solo e a adição de palha para prevenção de erosão; evitar e controlar o crescimento de invasoras; a necessidade de rotação de culturas e a busca por uma produção sustentável, que gere receita no período de inverno. Para a correção de solo, a Cotrisoja disponibiliza a ferramenta de Agricultura de Precisão, além da prestação de serviço especializado para este tipo de operação.

O representante técnico de vendas da Bayer CropScince, Dyego Canuto Duarte, apresentou a linha de defensivos usada no manejo da área. O fungicida Fox, foi usado no controle de doenças. Connect e Certero, foram usados para controle de percevejos e lagartas. José Mário Stella, representante da Biotrigo Genética, apresentou os materiais de genética que representam o avanço na busca de rendimento e qualidade de grãos, para atender o mercado consumidor brasileiro. Os cultivares que a Cotrisoja disponibilizará para o associado no próximo ano serão os seguintes: Tbio Iguaçu, Tbio Sinuelo, Tbio Sintonia, Tbio Mestre, Tbio Alvorada e Lançamento Tbio Toruk, que deve agregar muito em rendimento e qualidade de grão.

(Janaína S. da Rosa Schreiner – Assessora de Comunicação da Cotrisoja)

Compartilhe: