TAPERA – Confirmado primeiro foco de ferrugem na região de abrangência da Cotrisoja

Postado em 18 fevereiro 2013 07:19 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A lavoura, localizada em Lagoa dos Três Cantos, encontra-se em fase reprodutiva (enchimento de grão). Conforme o Departamento Técnico (DT) da Cooperativa, a aplicação do fungicida foi realizada há cerca de 20 dias.

A ferrugem é uma doença que atinge principalmente a cultura da soja, causando grandes danos comerciais, já que reduz a produtividade através da desfolha precoce da planta.

De acordo com o coordenador do DT da Cotrisoja, Gerson Kuffel, as condições de tempo e temperatura são favoráveis ao aparecimento da doença.

– São essas condições que temos observado, de calor e umidade elevados, que vão determinar a gravidade da doença.

A ferrugem é causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi e foi observada no Brasil na safra 2000/2001.

– Já havíamos detectado a presença desta doença, mas em menor intensidade. Agora é definitivo, temos a ferrugem em nossa região. Portanto, o produtor deve ficar atento primeiramente ao residual do fungicida, que nesta época tem uma persistência menor e fica em torno de 15 a 20 dias, pela alta incidência de doenças na lavoura e condições ambientais muito favoráveis para o desenvolvimento destas. Além disso, precisamos utilizar produtos de controle curativo e com as doses recomendadas para o efetivo controle das doenças – orientou Kuffel.

A incidência de pragas também preocupa. Tripés, ácaros, lagartas e percevejos já foram detectados nas lavouras da região. A recomendação do departamento técnico é que os produtores realizem as aplicações de inseticidas específicos para essas pragas.

– Tivemos chuvas boas na região, agora precisamos ficar atentos e fazer as aplicações necessárias nas lavouras. Protegendo-as de pragas e doenças é que vamos obter maior produtividade – finalizou Gerson Kuffel.

(Assessoria de Imprensa – Cotrisoja)

Postado em 18 fevereiro 2013 07:19 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop