TAPERA – Comunicados da Paróquia Nossa Senhora do Rosário da Pompéia

Postado em 15 fevereiro 2014 08:58 por jeacontece
15.292.411/0001-75

Programa Religioso

Dia 15/02(Sábado) – às 19 horas Missa na Matriz
Dia 16/02(Domingo) – às 08;30 horas Missa na Matriz.
– às 10 horas Missa e Celebração de Bodas de Ouro do casal Rivaldo e Isabela Sattler, na Igreja Matriz
Dia 18/02(3ª feira) – às 20 horas Missa na Capela São Pedro.
Dia 19/02(4ª feira) – Atendimento aos fiéis na paróquia.
– às 19 horas Preparação dos pais e padrinhos aos batizados no Centro Catequético.
Dia 20/02(5ª feira) – às 20 horas Missa na Capela de Linha Etelvina.
Dia 21/02(6ª feira) – às 20 horas Missa na Capela São João.
Dia 22/02(Sábado) – às 15 horas Missa na Capela São Rafael.
Dia 23/02(Domingo) – às 08;30 horas Missa na Matriz, logo após batizados.
– às 10 horas Missa na Vila Raspa.
– às 19 horas Reunião com o Grupo do Movimento Familiar Cristão.
Dia 25/02(3ª feira) – às 18 horas Reunião das Equipes de Liturgia no Centro Catequético.
– às 20 horas Missa na Capela de Linha Teutônia.

AVISOS E CONVITES

1)    Ordenação Presbiteral do Diácono Eberson Fontana: Acontecerá no próximo sábado(dia 22), às 09;30 horas da manhã, no município de Vila Lângaro(Paróquia de Tapejara). De nossa cidade estará saindo ônibus conduzindo os interessados até ao local da ordenação. As reservas das passagens deverão ser feitas na Empresa Wagner Tur. Recordamos de que o Diácono Eberson foi seminarista do Seminário Sagrado Coração de Jesus e atuou intensamente na pastoral de nossa paróquia, principalmente na animação de nossas celebrações litúrgicas, bem como na catequese. E, através da sua ordenação, se tornará um novo sacerdote de nossa Arquidiocese. Rezemos pelo mesmo e participemos da sua celebração presbiteral, dando o nosso apoio espiritual.

2)    Formação e preparação aos batizados: O encontro de formação será no próximo dia 19, às 19 horas. O local será o centro catequético. Já os batizados acontecerão no próximo dia(23), logo após a Missa na Igreja Matriz. Os pais ou responsáveis pelas crianças deverão ser sócios em dia com o dízimo para com a paróquia.

3)    Horário de Verão: Encerra-se neste sábado(dia 15). Por isso, o horário das missas aos sábados à noite, passa das 19 horas para às 18 horas. Já o horário dos domingos continua o mesmo, ou seja, às 08;30 horas.

4)    Reunião da Coordenação Paroquial de Catequese: Aconteceu no último dia 12(4ª feira), onde foram tratados diversos assuntos referentes à catequese 2014. Entre eles estão: As inscrições da catequese acontecem nos dias 24 e 25 de fevereiro, das 09 às 11 horas e das 14 às 17 horas. O local será o Centro Catequético. Nas comunidades dos bairros e do interior devem ser procuradas as coordenadoras da catequese. As normas e regras são as mesmas. Os catequizandos devem completar 09 anos em 2014. Já os pais ou responsáveis devem trazer documentos do catequizando e estarem em dia com as suas obrigações(dízimo…) para com a paróquia. O inicio da catequese na Igreja Matriz será no dia 15 de março, na Missa das 18 horas.

5)    Reunião das Equipes de Liturgia: Será no próximo dia 25, às 18 horas, tendo como local o Centro Catequético. Pede-se a presença de todo(a)s os coordenador(a)s!

RENOVAÇÃO ESPIRITUAL DAS PARÓQUIAS

A Igreja é uma imensa comunidade de fé e culto articulada num elevadíssimo número de entidades denominadas de paróquia. Nela se reúnem os fiéis nos momentos mais decisivos da sua vida, em torno dos seus pastores, os párocos. As paróquias são agrupadas em Igrejas locais ou dioceses, que têm como guia espiritual um Bispo. São as dioceses que formam a parte da estrutura original da Igreja. A organização e consolidação da Igreja, baseada em paróquias, como as temos hoje, remonta aos tempos do Concílio de Trento(1530).
É indiscutível o valor das paróquias para a evangelização e vida espiritual do povo de Deus. Dificilmente haverá outra instituição no mundo que disponha de uma rede tão abrangente, simples e funcional de entidades para atingir o número máximo de pessoas. Só no Brasil existem em torno de 7.500 paróquias. Através delas a Igreja se faz presente em todo o país e se renova espiritualmente.
Na dinamização e renovação das forças vivas das paróquias, o clero com seus auxiliares mais imediatos tem uma importância fundamental. Outra grande força na vitalidade espiritual das comunidades são os grupos de leigos, os movimentos e associações religiosas. Entre estas, o Apostolado da Oração merece uma menção especial. Por sua natureza de SERVIÇO, sem pretensões de domínio sobre as outras, é compatível com todos os movimentos, contribuindo eficazmente com a sua espiritualidade, fundamentada sobre a devoção ao Coração de Jesus, e a oração missionária, apostólica, para uma autêntica vida cristã, o que levou o Papa Pio XI a dizer: “O Apostolado da Oração é uma associação, que contribui para promover e tornar cada dia mais fecundas as outras associações, que se empenham em exercer o Apostolado da Igreja”.
É necessário e urgente que todas as forças vivas da paróquia colaborem eficazmente na renovação espiritual, como pede o Papa, pois vivemos num mundo transbordante de progressos tecnológicos, mas muito inclinado a formas de materialismo, neo-paganismo e de acentuadas tensões de diversos tipos e níveis: sociais, raciais, étnicos…
A Igreja por sua natureza é missionária. Está a serviço do mundo que é palco da história humana com os seus fracassos e suas conquistas (GS 2). A população rural e das periferias das grandes cidades é vitima, mais do que sujeito de diversas formas de materialismo prático. Compreendemos facilmente que numa sociedade, cada vez mais complexa e interativa, só uma paróquia unida e organicamente estruturada pode dinamizar todos os seus elementos pastorais para constituir uma presença marcante na sociedade. Daí a atualidade e importância desta intenção. Bela ilustração da necessidade de união e colaboração na comunidade temos em São Paulo, na 1Cor 12,4-30. Diante disso, em nossa paróquia estamos empenhados(pároco e lideranças), em buscar formação para todo(a)s, procurando conhecer os documentos da igreja, Bíblia, formação litúrgica, catequese…, a fim de, termos boas lideranças esclarecidas, quanto ao agir cristão e ser comunidade de fato. Vamos à luta!

(Padre Osório Serrão – Pároco)

Postado em 15 fevereiro 2014 08:58 por jeacontece
15.292.411/0001-75

NOTÍCIAS RELACIONADAS


TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop