TAPERA – Chuvas trazem novo ânimo aos produtores

As chuvas ocorridas no final de semana em nossa região, embora irregulares, variando bastante de uma localidade para outra, sem grandes distâncias, trouxeram um renovo aos produtores que já começam a ver um novo vigor em suas lavouras.

O engenheiro agrônomo da Comercial Bortolan Luiz Henrique Koch ressalta que estão mantidas as expectativas de recuperação da maioria das lavouras de soja, em grande parte pelo alto poder que a oleaginosa tem de se reestruturar e compensar a perda de algumas vagens com maior peso de grãos, razão pela qual não se tem um diagnóstico de perdas causadas pela estiagem, embora a previsão de super safra se transforme em prenúncio boa safra. A resposta de cada lavoura depende da variedade da cultivar, época de semeadura e densidade pluviométrica recebida.

Luiz Henrique revelou que entre os clientes da Comercial Bortolan de Tapera, Espumoso, Soledade, Boa Vista do Incra e Cruz Alta foram boas precipitações com variações de 60 à 100mm dependendo da região. Porém em Tupanciretã a chuva ficou bem abaixo do esperado, com localidades tendo apenas 6mm.

A assistência técnica da Comercial Bortolan recomenda o monitoramento minucioso das lavouras visando a prevenção da ferrugem, que é uma ameaça, bem como as lagartas falsas medideiras e os percevejos, a fim do controle no momento adequado.

Por fim, as informações da meteorologia são de que os meses de fevereiro e março terão chuvas acima da média, e essas previsões, aliadas ao manejo correto das lavouras, alimentam esperanças de boas produtividades.

Paulo Santos
Jornalista

Compartilhe: