TAPERA – Chuvas trazem novo ânimo aos produtores

Postado em 03 fevereiro 2016 16:00 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

As chuvas ocorridas no final de semana em nossa região, embora irregulares, variando bastante de uma localidade para outra, sem grandes distâncias, trouxeram um renovo aos produtores que já começam a ver um novo vigor em suas lavouras.

O engenheiro agrônomo da Comercial Bortolan Luiz Henrique Koch ressalta que estão mantidas as expectativas de recuperação da maioria das lavouras de soja, em grande parte pelo alto poder que a oleaginosa tem de se reestruturar e compensar a perda de algumas vagens com maior peso de grãos, razão pela qual não se tem um diagnóstico de perdas causadas pela estiagem, embora a previsão de super safra se transforme em prenúncio boa safra. A resposta de cada lavoura depende da variedade da cultivar, época de semeadura e densidade pluviométrica recebida.

Luiz Henrique revelou que entre os clientes da Comercial Bortolan de Tapera, Espumoso, Soledade, Boa Vista do Incra e Cruz Alta foram boas precipitações com variações de 60 à 100mm dependendo da região. Porém em Tupanciretã a chuva ficou bem abaixo do esperado, com localidades tendo apenas 6mm.

A assistência técnica da Comercial Bortolan recomenda o monitoramento minucioso das lavouras visando a prevenção da ferrugem, que é uma ameaça, bem como as lagartas falsas medideiras e os percevejos, a fim do controle no momento adequado.

Por fim, as informações da meteorologia são de que os meses de fevereiro e março terão chuvas acima da média, e essas previsões, aliadas ao manejo correto das lavouras, alimentam esperanças de boas produtividades.

Paulo Santos
Jornalista

Postado em 03 fevereiro 2016 16:00 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop