TAPERA – Cartunista Santiago participa da Feira do Livro em Tapera

O segundo dia da 23ª Feira do Livro contou com a participação do cartunista, desenhista e chargista Neltair Rebés Abreu, mais conhecido como Santiago. Durante toda manhã desta terça-feira, 03/09, ele esteve reunido com alunos e professores das escolas municipais e estaduais de Tapera. O encontro foi dividido em dois momentos: na primeira parte estudantes do ensino médio e, após, alunos de 5º a 8º ano.

Santiago contou como começou sua carreira e como se sentiu inspirado a dar vida aos desenhos. Num quadro branco, deu forma a alguns riscos. Segundo ele, a função de caricaturista exige estar conectado a tudo que acontece no mundo: “quando alguém encomenda um desenho, você tem que saber se posicionar sobre o que está sendo falado. Hoje, um dos assuntos mais comentados é a vinda dos médicos cubanos para o Brasil. Para fazer uma charge, eu preciso primeiro me informar bem sobre o assunto, depois ter a minha opinião bem definida sobre isso, para então desenhar”, explicou.

O desenhista explicou que deve ter um cuidado redobrado para tentar passar a mensagem, para que a crítica ou charge tenha sentido. Ao contrário do texto escrito ou falado, o desenho contém muitas informações que não precisam ser ditas: “quando eu desenho um homem de chapéu, eu não preciso dizer que é um homem de chapéu, pois a imagem está mostrando isso. Porém, existem muitas outras informações no desenho que devem remeter ao tema que está sendo tratado”, comentou.

Neltair Rebés Abreu é cartunista, chargista, ilustrador e quadrinista gaúcho. Autor de seis livros, também é criador do Macanudo Taurino. Um dos artistas mais premiados em salões de humor pelo Brasil e mundo afora.

Público prestigia lançamento da obra Sob o Céu de Londres
e peça teatral Balaio de Gato

A escritora Betina Ferreira lançou seu romance policial Sob o Céu de Londres na 23ª Feira do Livro. Segundo ela, o gosto pela leitura sempre foi fortemente influenciado pelos pais. O gosto pela ficção surgiu ao conhecer os livros de Harry Potter, de J.K.Rowling, e a coleção de Agatha Christie.

Ao falar de seu livro, a escritora deixou alguns questionamentos ao público referentes ao bullying e aos comportamentos destrutivos dos jovens perante a sociedade.

Ainda na parte da manhã, a oficina de teatro da Escola de Ensino Médio 8 de Maio apresentou a peça Balaio de Gato, sob coordenação do professor Sidi, para as turmas de 5º a 8º ano.

O teatro físico, sem falas, teve sua primeira mostra na feira. A peça está sendo ensaiada há apenas três meses pelo grupo.

(Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Tapera)

Compartilhe: