TAPERA – Café com Leitura encerra atividades com exibição de filme

O último Café com Leitura de 2014 aconteceu na tarde desta quarta-feira, 19/11, na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer. A equipe da Biblioteca Pública Municipal realizou uma homenagem aos participantes, relembrando as atividades promovidas no decorrer deste ano. Na oportunidade, foi exibido o filme “A Menina que roubava livros”, baseado no livro homônimo de Markus Zusak.

A história acontece durante a Segunda Guerra Mundial, e é contada pela morte. Entre 1939 e 1943, Liesel Meminger encontrou a morte três vezes e saiu viva das três ocasiões. Isso fez com que a morte se sentisse impressionada e decidida a relatar o fato.

Horas depois de ver seu irmão morrer no colo da mãe, a menina foi largada para sempre aos cuidados de Hans e Rosa Hubermann, um pintor desempregado e uma dona-de-casa rabugenta. Ao entrar na nova casa, trazia escondido na mala o livro ‘O manual do coveiro’, que o rapaz que enterrara seu irmão deixara cair na neve por distração. Foi o primeiro dos vários livros que Liesel roubaria ao longo dos quatro anos seguintes.

Os livros nortearam a vida de Liesel e lhe deram uma ocupação. As palavras que a garota encontrou nas tantas páginas lidas, seriam, mais tarde, aplicadas ao contexto da sua própria vida.

A obra relata Hans como um acordeonista amador e amável; Max Vanderburg, como o judeu do porão, o amigo quase invisível de quem ela prometera jamais falar; Rudy Steiner, seu melhor amigo e o namorado que ela nunca teve; e a mulher do prefeito, sua melhor amiga que ela demorou a perceber como tal.
O próximo encontro será realizado na Biblioteca Pública Municipal no dia 18/03/2015.

(Michelle Corazza – Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Tapera)

Compartilhe: