TAPERA – Café com Leitura de abril destaca a música como expressão artística e cultural

Postado em 23 abril 2019 06:29 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

No dia 17 de abril, foi realizado o encontro mensal do projeto “Café com Leitura”, junto à Biblioteca Pública Municipal de Tapera. No encontro deste mês, a professora Inês Bauermann apresentou a obra “Música Perdida”, do autor brasileiro Luiz Antonio de Assis Brasil. O romance foi inspirado na história real do Maestro José Joaquim de Mendanha e trouxe um enredo onde a música é a protagonista. Também conhecido como Quincazé, Mendanha era filho de músico e ainda criança descobre que tem o dom do ouvido absoluto, ou seja, tem a capacidade de identificar naturalmente as notas musicais. Incentivado pelo pai, Quincazé vai do interior para a metrópole, em busca de especializar-se na música. Quincazé vai estudar primeiro com o bispo Bento de Arruda Falcão e depois com o padre-mestre José Maurício Nunes Garcia, dois personagens fundamentais na sua trajetória musical. Uma das obras de maior destaque de Mendanha foi o hino do Rio Grande do Sul.

O encontro literário contou com a presença do músico e gaiteiro Alissandro Wommer, que abrilhantou a tarde com algumas canções que inspiraram a vida do maestro Mendanha.

O próximo encontro do programa “Café com Leitura” está agendado para o dia 15 de maio, quando será apresentado o livro Almas Gêmeas, de Nicholas Sparks. Os encontros sempre iniciam às 14h, junto à Biblioteca Pública Municipal. A participação é aberta à toda comunidade.

Postado em 23 abril 2019 06:29 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop