TAPERA – Aprenda a ler as marcações contidas nos pneus

Todos os pneus produzidos no mundo contêm números cunhados na banda de rodagem que indicam as suas características de fabricação. Um exemplo é o modelo 165/70R13, um dos pneus mais usados em automóveis populares. Cada um destes numerais significa uma propriedade constituída na produção do pneu, que será destinado para determinado tipo de veículo.

Tomando o modelo 165/70R13 como exemplo, confira o significado de cada uma das marcações:
– 165: é a largura em milímetros de um ombro ao outro do pneu, ou seja, a distância que há da ponta em que ele perde contato com o solo à outra.
– 70: é a medida da parte lateral do pneu.
– R: é a indicação de que o pneu é de construção radial.
– 13: é o diâmetro em polegadas do espaço onde fica a roda.

Depois destas indicações ainda consta outras duas marcações, como “91 Y”, por exemplo. O numeral “91” é o índice de carga, ou seja, o peso máximo que o pneu suporta. Já a letra “Y” é o índice de velocidade. Este índice é representado sempre por uma letra, a qual vai definir qual é a velocidade máxima que o pneu pode rodar, levando um peso condizente com o índice de carga especificado pelo fabricante.

Conheça alguns índices de velocidade:
– N: 140 Km/h.
– P: 150 Km/h.
– Q: 160 Km/h.
– R: 170 Km/h.
– S: 180 Km/h.
– T: 190 Km/h.
– U: 200 Km/h.
– H: 210 Km/h.
– V: 240 Km/h.
– W: 270 Km/h.
– Y: 300 Km/h.
– ZR: 280 Km/h.
– ZR (Y): 340 Km/h.

Estabilidade do veículo está ligada à largura do pneu

A medida da largura do pneu define o grau de estabilidade do veículo. Por isso, as condições de dirigibilidade se alteram conforme a estrutura do pneu. Quanto maior for a largura, maior a estabilidade.

Por isso, é muito importante que, a cada troca, o novo pneu seja de medidas de acordo com a recomendação do fabricante do veículo.  Prestar atenção nas proporções e escolher uma equipe especializada para realizar a troca, são fatores que vão auxiliar para a manutenção da segurança no trânsito. A GF Pneus é uma das maiores empresas distribuidoras e fornecedoras de pneus do Sul do Brasil. A GF Pneus emprega profissionais especializados para garantir a segurança e satisfação do cliente.

(Mariângela Palmeira – Assessoria de Comunicação e Marketing)

Com informações de Terra, Pirelli e Pense Carros.

Compartilhe: