TAPERA – 4ª Semana da Cultura encerra com desfile em homenagem à Pátria e abertura da Semana Farroupilha

A programação da 4ª Semana da Cultura encerrou suas atividades com a tarde cívico-cultural promovida na Praça Central no sábado, 07/09. Estiveram presentes o prefeito Ireneu Orth, o vice-prefeito Volmar Kuhn, secretários e diretores municipais, vereadores, soberanas do município e comunidade em geral. O deputado federal Jerônimo Goergen também prestigiou o evento.

Para dar início, a Banda Municipal Aurora entoou o Hino Nacional e, após, fez sua apresentação.

O Prefeito Ireneu Orth ressaltou que este ano o Brasil comemora 191 anos de Independência, e muitas são as mudanças: “a juventude mostrou nas ruas a sua insatisfação, inclusive em Tapera. Nós devemos lutar pelos nossos direitos, sem esquecer os nossos deveres com a Pátria”, comentou. Segundo ele, a Semana da Cultura foi uma demonstração do interesse do jovem em aprender para ter um futuro melhor.

O público presente prestigiou o desfile da Banda Marcial de Tapera, regida por “Guará” Prestes, Ballet Sissi Academia acompanhada da escola Pingo de Gente, alunos do Instituto Imaculada com técnicas circenses, ministrada pela professora Leonor Machiavelli, e o Projeto Brigada Mirim, acompanhado do Sargento Sidinei Barbosa. As invernadas artísticas do Grupo Folclórico Piazito Gaudério e do CTG Guido Mombelli dançaram.

A comunidade também pode contemplar a apresentação da Banda Marcial Municipal de Não-Me-Toque, coordenada por Carlos e Marisa Becker, sob regência do maestro Tiago dos Santos Silva. A banda é uma das poucas que ainda possui Baliza. A apresentação contou com ABBA Gold, pot-pourri de músicas gaúchas (Querência Amada, Canto Alegretense e Eu Sou do Sul), Billy Jean e encerrou com a música Esporte Espetacular.

A solenidade da Semana da Pátria foi encerrada com o arreamento das bandeiras e a abertura oficial da Semana Farroupilha, quando se fizeram presentes o patrão do GF Piazito Gaudério, também representando a Sociedade Hípica Amigos do cavalo, Jorge Quadros, o patrão do CTG Guido Mombelli, Joares Borda, 1ª prenda da 14ª região tradicionalista, Fernanda Hauphenthal, e cavalarianos. O escritor e poeta Angelino Dias declamou uma poesia. Após, foi acesa a chama crioula, que representa a chama da tradição gaúcha.

O patrão do GF Piazito Gaudério, Jorge Quadros, convidou toda comunidade a participar da programação da Semana Farroupilha, que acontecerá de 11 a 20 de setembro. No dia 11, haverá acendimento da chama crioula no túmulo de Abúlio Kern, às 17h15. No dia 20, os cavalarianos desfilarão. A programação se estende durante toda a semana, com mostra da cultura gaúcha das escolas, podendo ser conferida no site da Prefeitura.

(Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Tapera)

Compartilhe: