TAPERA – 1º Fórum de Cidades Digitais do Alto Jacuí é realizado no Município

O município de Tapera sediou o 1º Fórum de Cidades Digitais do Alto Jacuí. O evento aconteceu durante o dia de ontem, 17/03, na Câmara Municipal de Vereadores. Representantes de 20 diferentes localidades estiveram presentes no fórum, que tratou dos benefícios e resultados nos municípios que tornaram-se cidades digitais através da implantação de uma infraestrutura de rede.

O prefeito Ireneu Orth destacou que a tecnologia está avançando cada vez mais e quem não acompanhar a evolução, ficará para trás. Além de Tapera, os municípios de Não-Me-Toque, Três Passos, Campo Bom, Passo Fundo e São Sepé apresentaram os modelos desenvolvidos nas localidades visando redução de custos, aumento de arrecadação e principalmente melhorar a interação com a população e facilitando a vida das pessoas com serviços mais ágeis e eficientes.

O autor da emenda constitucional gaúcha que garantiu em lei o acesso à internet como um direito civil, Mano Changes, ressaltou que o modelo de desenvolvimento para os municípios deve ser integrado por gestores com olhar para tecnologia e inovação, universidades focadas na descoberta de soluções para a região e o setor empresarial local voltado no fornecimento de produtos e processos.

Para o diretor da Rede Cidade Digital, José Marinho, a troca de experiência é o princípio de interesse dessa rede de informações proporcionada pelo Fórum de Cidades Digitais: “foram muitos exemplos e ideias que certamente irão inspirar e contribuir com ações no Alto Jacuí”, avaliou.

O I Fórum de Cidades Digitais do Alto Jacuí foi promovido pela Prefeitura Municipal de Tapera em parceria com a Rede Cidade Digital, com o patrocínio ouro da Vogel Telecom e da Ávato, patrocínio bronze da Exati Tecnologia e apoio da Associação dos Municípios do Alto Jacuí (AMAJA) e do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí (COMAJA), além do Apoio Estratégico da BKR Sistemas.

(Michelle Corazza – Assessora de Comunicação Prefeitura Municipal de Tapera)

Compartilhe: