Tang Cometa é vencedora do concurso leiteiro na Expointer 2013

A vaca Theruel Cometa Jordan, da Granja Tang, de Orlando, Marcos e Itamar Tang, de Farroupilha, foi a grande vencedora da categoria Adulta do Concurso Leiteiro realizado durante a Expointer 2013, com uma produção de 75.006 kg. Este é o terceiro ano que a Granja associada à Santa Clara leva o título do concurso, sempre com animais diferentes, conquistando também o troféu Luiz Jacinto Pereira, instituído em 1984.

Também obtiveram destaque outros dois animais da granja, que com uma produção de 56.994 kg e 55,364 kg de leite, ficaram em segundo e terceiro lugar na categoria Jovem.

O concurso consiste na realização de cinco ordenhas de oito em oito horas, sendo descartadas as duas maiores para efeito de pontuação. Participaram 12 vacas na categoria Adulta e 10 na Jovem.

O tradicional banho de leite aconteceu no final da tarde de terça-feira, 27, quando foram contabilizados os resultados do concurso.

JULGAMENTO JOVEM HOLANDÊS

O gado holandês teve seu julgamento iniciado na manhã de quarta-feira, 28, com a eleição das melhores fêmeas jovens. O julgamento ocorreu no interior do pavilhão do gado em virtude do mau tempo durante a semana no Parque de Exposições Assis Brasil.

O jurado canadense Brian Carscadden avaliou 82 terneiras e novilhas, em sete categorias, além de conjunto família e Grande Campeonato Fêmea Jovem.

A terneira Tang Letícia Spirte Shottle 8139, da Granja Tang, ficou com o primeiro lugar na categoria Terneira Mirim. Outros animais tiveram destaque em suas respectivas categorias: C. Santa Clara E. Denicol 16754 Shottle, do Criadero La Linda, de José Japur (Carlos Barbosa) foi reservada de campeã na categoria Novilha Menor, seguida por Tang RAqueli Shottle 8116-TE, da Granja Tang, em terceiro, e C. Santa Clara União 17000 Bruna Roy, da Granja União, de Inácio Thums e Marcos Sganderla (Carlos Barbosa), em 4º lugar. A novilha C. Santa Clara A. Althaus 16510, da Granja Althaus, de Adelberto Althaus & Filhos (Carlos Barbosa), foi reservada de campeã na categoria Novilha Júnior.

Nesta quinta-feira, 29, o Julgamento dos animais adultos e Grande Campeonato da Raça Holandesa iniciam às 14 horas.

(Assessoria de Comunicação – Santa Clara)

Compartilhe: