É interessante conhecer a nossa personalidade, o nosso modo de ser, que é diferente e único.
Isto quer dizer que as outras pessoas também são diferentes e são únicas.
Infelizmente viemos duma cultura de, principalmente, olhar os defeitos dos outros e não contentes com isso, desejamos modificar os outros e muitas vezes de forma agressiva.
São as cobranças pelas atitudes das outras pessoas e que não concordamos.
Dentro do Lar, então, na maioria dos casos, as cobranças fazem parte sistemática, sempre uns querendo modificar os outros.
Passam-se anos e até décadas e as pessoas não aprendem as lições, continuando a querer a modificar o seu semelhante, entretanto, sem resultado positivo nenhum.
Muito pelo contrário, estas cobranças geram atritos, discussões, desentendimentos e muita energia negativa, sem nada de positivo.
Pois é! Somos todos diferentes e se quisermos modificar os outros e que não dá resultado positivo, temos sete bilhões de pessoas diferentes aqui no Planeta Terra para modificar.
Como é que fica então?
Só podemos modificar, cada um, a si mesmo e não aos outros.
Verificar suas deficiências morais e intelectuais, partindo para o esforço de sua transformação. Somos mutantes. Ninguém é assim porque Deus o fez assim.
A nossa personalidade é resultado das experiências vividas nas diversas reencarnações e mais as experiências da vida presente.
É o grande esforço da luta contra nós mesmos, para crescermos como Espírito Imortal, deixarmos de ser aquele indivíduo ranzinza, mal humorado, prepotente, arrogante, medroso, impaciente, neurótico e desanimado.
(Sociedade Espírita Raios de Luz de Tapera, RS)