SOLEDADE – Secretaria da Saúde adquire equipamento para garantir exame ginecológico mais detalhado

Postado em 24 julho 2020 06:12 por jeacontece
15.292.411/0001-75

Nesta quarta-feira, 22/07, o Prefeito de Soledade, Paulo Ricardo Cattaneo e a Vice Prefeita, Marilda Borges Corbelini, estiveram junto ao Sus Central, na presença do Secretário de Saúde de Soledade, Diego Vidaletti e as Enfermeiras, Maíra Batista da Silva, Coordenadora da Atenção Básica em Saúde e Ações em Saúde, e Roceli Brum Cattani, a fim de inaugurar simbolicamente, os novos equipamentos da Sala da Ginecologia do Sus Central de Soledade.

Pensando na qualidade da saúde da mulher, um colposcópio foi adquirido pelo Município de Soledade para permitir um exame ginecológico mais detalhado. Assim, a Secretaria de Saúde garante a prestação de um exame de qualidade e realizado gratuitamente pelo município.

A vice prefeita de Soledade, Marilda Borges Corbelini, ressaltou que como mulher, ela entende a necessidade de um trabalho preventivo e ativo na saúde da mulher. São equipamentos que devemos investir, pois o Município deve ser o maior incentivador no cuidado e na prevenção de doenças, como o câncer no colo do útero.

A Enfermeira Maíra Batista da Silva, Coordenadora da Atenção Básica em Saúde e Ações em Saúde, conta que os aparelhos já vêm sendo utilizados desde o início de 2020, e são de extrema qualidade e necessidade. “É um aparelho de maior resolutividade, o que permitirá avaliar o paciente e oferecer um diagnóstico mais preciso”.

A colposcopia é um exame realizado pelo ginecologista para avaliar a vulva, vagina e colo do útero de maneira detalhada. O colposcópio é uma espécie de binóculo que ilumina e amplia a visão da região, identificando possível lesão, onde está localizada, qual sua extensão e se a natureza é benigna (ou inflamatório), pré-maligna (com possibilidade de evoluir para um câncer) ou maligna. Além disso, o exame pode ser utilizado para detectar e avaliar outros tipos de problemas, tais como: verrugas genitais no colo do útero (causadas, na maioria das vezes, pelo vírus HPV), cervicite (inflamação do colo do útero), pólipos benignos (crescimentos irregulares de tecidos), dor pélvica e sangramento.

Além do equipamento adquirido pelo município, com recurso próprios, a sala da ginecologia conta com uma nova Cadeira Ginecológica Elétrica, oriunda do Governo do Estado. Esta cadeira oferece toda a funcionalidade necessária, além disso, a cadeira é de fácil acesso, mesmo para as pacientes que possuam alguma deficiência física.

Texto e Foto: ASCOM / Prefeitura de Soledade

Postado em 24 julho 2020 06:12 por jeacontece
15.292.411/0001-75

NOTÍCIAS RELACIONADAS


Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop