Trabalhadores cobram melhor índice de reajuste e fim de medidas que atacam a categoria.
Servidores da Justiça Estadual que atuam no fórum da Comarca de Soledade também aderiam a paralisação convocada pelo sindicato da categoria nesta quinta-feira, 19/10. Atos semelhantes foram registrados em todas as Comarcas do RS.
De acordo com o Sindijus-RS, a paralisação cobra maior reajuste de salário e fim de medidas que atacam os servidores da Justiça Estadual. Entre as bandeiras de luta do movimento, estão a contrariedade ao pacote de medidas do governo gaúcho e a falta de diálogo do Piratini com os servidores. Os servidores ainda questionam o índice de reajuste salarial de 5,58% apresentado pela direção do TJRS, e do vale-alimentação para ativos e inativos. O percentual valerá a partir de janeiro de 2018 e não é retroativo.
Os trabalhadores pedem reposição de 20% nos vencimentos, além da equiparação do auxílio-alimentação ao mesmo valor recebido pelos magistrados. A categoria reclama que o percentual não foi discutido, e apenas corresponde ao índice IPCA registrado entre abril e novembro de 2015.
Os servidores do Judiciário estão em estado de greve desde o dia 29 de setembro. Uma nova assembleia deve definir, em novembro, se a categoria cruza os braços em definitivo. Uma segunda paralisação por 24 horas está prevista para a próxima quinta-feira, 26.
Clic Soledade