SOLEDADE – Em um dia, pelo menos seis casos de Maria da Penha são registrados no município

Postado em 11 janeiro 2017 09:03 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A terça-feira surpreendeu os policiais civis que registraram seis ocorrências

Em onze dias de 2017, mais de 15 casos de Maria da Penha já foram registrados no município de Soledade.

Os registros feitos na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento do município já renderam, até o momento, uma prisão em flagrante por ameaça.

A maioria dos casos é com relação a ameaças feitas por companheiros, muitas vezes de morte, que retiram estes homens do convívio destas mulheres.

Somente nesta terça-feira, 10/01, seis casos foram registrados na DPPA. O fato preocupa as autoridades em especial, o delegado Guilherme Pacífico da Silva.

Ele destacou que em pouco tempo em Soledade, já notou uma disparidade no número de ocorrências com o número de habitantes no município, sendo totalmente desproporcional.

Acredita-se que medidas que visem o debate e levar a palavra do “não” para a violência contra a mulher sejam alternativas a curto, médio e longo prazo para a diminuição de casos no município.

O primeiro caso de Maria da Penha do ano foi registrado apenas cinco minutos após a virada, 01/01.

O delegado Pacífico alertou para a possibilidade da instalação de um cartório especializado no combate à violência contra a mulher. Segundo ele, a polícia está muito engessada, “somente encaminhando os papéis ao Fórum”, destacou.

Para o policial, a polícia teria que estar mais presente na vida dessas mulheres e auxiliando-as a superar este problema tão grave no município de Soledade. A efetivação do cartório deverá ser feita ainda nos primeiros meses deste ano.

Soledade é a microrregião que mais bate em mulher no Estado

O estudo mais recente de violência contra a mulher no Rio Grande do Sul é datado em 2013, e você pode conferir no www.retratodaviolencia.org.

Entre as 35 microrregiões do RS, Soledade aparece em primeiro com 163 ocorrências registradas para cada 100 mil habitantes. 67% dos casos são registrados dentro de casa.

A maioria, cerca de 53% acontece na luz do dia. A segunda colocada no ranking é a microrregião de Restinga Seca, com 116 casos por 100 mil habitantes, 47 a menos que a microrregião de Soledade.

(Via Rádio Cristal)

Postado em 11 janeiro 2017 09:03 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop