Ação teve participação de agentes da Susepe, homens do BOE e POE de Passo Fundo, do 13º BPM de Erechim e BM de Soledade.
O Presídio Estadual de Soledade passou por revista na manhã desta terça-feira, 31/10, para recolher objetos ilícitos que por ventura estivessem nas celas. A ação, que iniciou as 6h e encerrou às 10h 30min, contou com a participação de agentes da Susepe, homens do BOE e POE de Passo Fundo, do 13º BPM de Erechim e BM de Soledade.
Conforme balanço divulgado, foram apreendidos 43 carregadores de celulares, 44 celulares, 28 baterias de celulares, 84 invólucros de maconha, 5 invólucros de cocaína, 14 cachaças artesanal, 5 pen drive, 2 chips, 3 cartões de memória, 1 vinho artesanal e 4 estoques (armas artesanais feitas com cantoneiras de janelas).
Paulinho da Silva Pinheiro, administrador substituto da casa prisional, ressalta que sempre é realizada uma rígida revista nos dias de visita. “Porém algumas pessoas acabam trazendo objetos dentro do próprio corpo. Também ocorre que muitas coisas são arremessadas da rua para o pátio do presídio a mando dos detentos”, comenta.
Ele destaca que operações desta natureza são solicitadas justamente para retirar eventuais objetos ilícitos que estejam dentro das celas, bem como para fins de segurança. “Nesta ação em específico tudo ocorreu dentro do previsto, sem nenhuma ocorrência grave, na mais absoluta normalidade”, avaliou Pinheiro.
Participaram desta ação 30 policiais do BOE de Passo Fundo, 10 do POE de Passo Fundo, 10 do 13º BPM de Erechim e 12 policiais militares de Soledade. Também atuaram 30 agentes penitenciários, sendo 13 vindos de Passo Fundo, 1 de Getúlio Vargas, 2 Frederico Westphalen, 1 de Carazinho, 2 de Espumoso e 11 de Soledade.
Atualmente, a população carcerária do Presídio Estadual de Soledade é de 327, sendo 261 no regime fechado e 66 no semiaberto. A capacidade da casa prisional é para 92 presos, sendo que no albergue a lotação máxima é para 62.
Clic Soledade