Soledade decreta situação de emergência devido à estiagem

Postado em 29 dezembro 2021 16:04 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A Prefeitura de Soledade decretou na última segunda-feira (27), situação de emergência devido à forte estiagem registrada no município. Estiveram reunidos na sede da administração municipal, produtores, representantes de instituições rurais e ligadas ao agronegócio e à agricultura familiar do município. O grupo chegou em um consenso de que seria necessário a decretação de situação de emergência pela falta de chuva.

A reportagem da Rádio Uirapuru conversou com a prefeita de Soledade, Marilda Borges Corbelini, que se demonstrou preocupada com a situação, principalmente na área rural. Conforme ela, produtores estão sofrendo muito com a perda da produção agropecuária, queimadas e também falta de abastecimento de água em comunidades localizadas no interior e também na cidade vizinha de Fontoura Xavier e região.

A situação é tão complicada que, desde a semana passada, ao todo 10 comunidades estão sendo abastecidas com caminhão-pipa. Alguns produtores perderam 100% do plantio do milho e estão com dificuldades em plantar a soja. A Defesa Civil de Soledade já deu parecer favorável ao decreto de emergência emitido e agora a administração municipal aguarda a homologação do Governo do Rio Grande do Sul.

Para minimizar essa situação o município está adotando algumas medidas, como por exemplo, aplicação de multa na população que esbanjar água lavando veículos, calçadas ou de modo não necessário. Apesar do abastecimento de água estar se mantendo regular no perímetro urbano, a situação é considerada preocupante, já que não existe previsão de chuvas para acontecer a recarga hídrica necessária para a normalização dos reservatórios.

Rádio Uirapuru

Postado em 29 dezembro 2021 16:04 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
Tags:
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop