SOLEDADE – Caso Paula: jovem foi morta por golpe “Mata Leão”

Postado em 19 agosto 2020 09:11 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Mais um avanço nas diligencias do caso Paula Chaiane Petin Portes faz com que a Polícia Civil chegue próximo do fim da investigação.

A Polícia Civil realizou mais de 60 dias de buscas e diligencias, para encontrar o cadáver da jovem que desapareceu na madrugada do dia 11 de Junho.

A cidade de Soledade amanheceu cinza com a localização do corpo da jovem, nessa segunda-feira, 17.

Paula morava com sua mãe, em Fontoura Xavier, mas decidiu morar com o pai, em Soledade. O casal é separado há alguns anos.

A jovem criou um grupo de amigos durante o período em que estava morando em soledade. Na madrugada do dia 11 de Junho, ela iria encontrar Micael Wiilian Rossi Ortiz, de 22 anos em uma residência, mas desde então não foi mais vista. Antes disso, Paula estava em um jantar com amigos jogando cartas. A polícia focou, desde o início, as buscas no interior de Soledade e de Fontoura Xavier.

A polícia tinha como peça chave para solucionar o mistério, o Micael Ortiz, que desde o desaparecimento de Paula, está foragido.

A investigação passou a ser coordenada pela delegada regional de Soledade, Fabiana Bittencourt .

Após muitos dias de investigação e buscas, em diligências junto a um açude às margens da rodovia RSC 153, foi encontrada a bolsa, com documentos, carregador e capa de um celular (sem o aparelho) da jovem. A família reconheceu que eram seus pertences.

Dias depois, na localidade de Margem São Bento, interior do município teve uma nova ação da polícia, que contou com mais de três horas de trabalho, porém o corpo da jovem não foi encontrado. Foi baixado o nível de um açude de aproximadamente dois hectares para ser feito a diligência.

A delegada sempre esteve confiante que o corpo da jovem fosse localizado até o fim do inquérito policial.

LOCALIZAÇÃO DO CORPO
Depois de quase 70 dias, chegaram ao fim das buscas da Polícia Civil pelo corpo da jovem. O cadáver dela foi localizado enterrado em uma área de mata fechada, de difícil acesso, na localidade do Rincão do Bugre, na zona rural do município, na madrugada desta segunda-feira, 17.

Um monte de pedra e terra precisou ser removido para retirar o corpo, que estava de bruços em uma cova profunda.

Segundo a delegada, o corpo havia sido trocado de lugar. Esse ponto onde foi localizado, já era o segundo local.

PRESOS
A Polícia efetuou, logo no início das investigações, a prisão de dois suspeitos de envolvimento no crime.

Os dois tiveram a liberdade determinada pelo poder judiciário, após vários dias detidos. Eles tiveram a prisão temporária substituída por medidas cautelares, sendo que o terceiro preso foi para o regime semiaberto, já que antes do fato cumpria prisão domiciliar.

No dia 08 de agosto, foram cumpridos mandados de prisão expedidos pelo Poder Judiciário. Dois dos suspeitos de envolvimento no crime foram novamente presos pela polícia, para que não houvesse interferência nas investigações.

Um outro envolvido estaria cumprindo pena em regime semiaberto desde o dia do acontecido. Ele já responde por outro crime.

A equipe da Polícia Civil trabalha agora para localizar o principal participante do crime Micael Wiilian Rossi Ortiz, de 22 anos, que permanece foragido.

COLETIVA DE IMPRENSA
Durante a coletiva de imprensa, realizada no fim da manhã dessa segunda-feira (dia em que o cadáver foi localizado) a delegada Fabiane explicou que a necropsia realizada pelo IGP para apurar a causa da morte incluirá exames toxicológicos, alcoolemia e até de abuso sexual, considerando-os importantes para o inquérito.

A autoridade relatou que o corpo não estava ainda em avançado estado de decomposição. Ela ainda acrescentou que a identificação no local foi possível através de uma tatuagem e das roupas da vítima, além dos aspectos físicos.

Na entrevista, ainda foi relatado que a descoberta de onde ficava a cova surgiu na noite de domingo, mas não detalhou como a informação foi obtida. A delegada disse que o local tem certa proximidade de onde a polícia estava realizando diversas diligencias. Ela lembrou que o corpo foi descartado nesta mata após ter sido trocado de lugar pelos envolvidos no crime. “Já vínhamos trabalhando nesta hipótese”, destacou.

O inquérito deve ser encerrado nas próximas semanas, após o prosseguimento do trabalho investigativo e análise das provas coletadas.

A policial relatou que seguem as buscas pelo foragido. Ela ainda acrescentou que com a descoberta do corpo, a polícia vai reforçar a busca pelo fugitivo. Fabiane disse que gostaria de finalizar o inquérito com a prisão de Micael: “tenho muita convicção de que vamos prender ele”, declarou.

Fabiane de Vargas Bitencourt espera relatou que espera poder dar uma resposta por completo de como se deu o crime e como tudo aconteceu naquela noite.

QUALIFICADORAS
Segundo a delegada, os indivíduos evolvidos serão indiciados por homicídio qualificado com ocultação de cadáver, mas existe a possibilidade de responderem também por organização criminosa.

NOVOS SUSPEITOS
Questionada sobre a possibilidade de haver outros envolvidos no caso, Fabiane relatou que a polícia não descara o envolvimento de outras pessoas. Ela acredita que pessoas de fora da investigação possam ter ajudado mudar o corpo de lugar. A polícia deve ouvir os suspeitos nos próximos dias. “Temos elementos que indicam que outras pessoas, além dos investigados, participaram desse cenário da ocultação de cadáver. Devemos trabalhar nisso nos próximos dias”, disse a delegada.

De acordo com a polícia, os suspeitos presos negam o crime.

“Em nenhum momento, nenhum dos investigados, auxiliou a polícia na obtenção de qualquer prova que foi produzida. Nós não tivemos a colaboração de nenhum dos suspeitos”, conta.

MOTIVAÇÃO DO CRIME
A delegada informou que a polícia ainda não descobriu definir com precisão a motivação do crime, mas relatou que ele foi pautado por algo que a Paula sabia sobre os investigados.

A delegada disse que os envolvidos no crime estão envolvidos com o tráfico de drogas e até a comercialização de cigarros roubados.

“Várias são as teorias sobre o que ela sabia. O que poderia ser tão importante que pudesse ensejar sua morte?”

CAUSA DA MORTE
De acordo com a polícia, a causa da morte foi asfixia.

“Eles teriam matado ela por meio de um golpe que a gente chama de mata leão, deram os golpes até que ela fosse a óbito”.

“QUEREMOS JUSTIÇA PELA PAULA”
“A gente fica sem saber o que fazer. Estamos com as mãos amarradas esperando por justiça. Queremos justiça! Esperamos que essa pessoa que fez com minha filha seja preso e pague pelo que fez. Ela não merecia isso”, desabafou Paulo Portes, pai da vítima.

A mãe, sem conseguir segurar o choro, lamentava. Clamava por justiça e pedia por sua filha de volta. “Tiraram um pedaço de mim. Eu quero que eles paguem pelo que fizeram. Ela não era uma menina do tráfico, não era uma menina do mal. Ela era minha amiga, companheira. De mim, do pai dela” chorando lembrou Marisete Perin.

FONTOURA XAVIER
A reportagem da Planalto News deslocou até o município de Fontoura Xavier, cidade natal de Paula e local onde o corpo foi valado e enterrado. A comunidade estava chocada e o município silencioso. “Durante muitas noites era possível escutar os gritos da mãe de Paula, chorando e implorando por sua filha de volta”, informou uma vizinha de Marisete.

Rádio Planalto

Postado em 19 agosto 2020 09:11 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop