Com a presença das equipes dos escritórios regional e municipal, assim como lideranças locais, for realizado na manhã desta terça-feira (02/06), na sede do escritório regional da Emater/RS-Ascar de Soledade, o café solidário em comemoração aos 60 anos de fundação da Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural (Ascar).
No início das atividades a gerente regional Lucia Helena da Silva Souza apresentou as principais atividades desenvolvidas pelos cerca de 170 extensionistas da região administrativa de Soledade, destacando o trabalho com as Chamadas Públicas da Sustentabilidade e da Diversificação ao Tabaco, a bovinocultura de leite e o Programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), entre outros. Lucia também destacou a importância das parcerias no decorrer destes anos. “Estamos todos de parabéns pelo trabalho destes 60 anos. Nós extensionistas, pelo trabalho que desenvolvemos e os nossos parceiros pela contribuição para a realização das diferentes atividades que desenvolvemos, prefeituras, sindicatos, agências bancárias e toda a sociedade que caminha junto com a Emater e têm o mesmo objetivo, de desenvolver nossas comunidades, municípios e Estado”, ressaltou a gerente.
Presente no evento, o prefeito de Soledade, Paulo Ricardo Cattaneo, ressaltou a importância do trabalho dos extensionistas para o município, mas principalmente para os agricultores. “Através do trabalho da Emater é que muitos agricultores e suas famílias ainda permanecem no interior. Parabéns à Emater pelos 60 anos, aos mais de 40 anos da Emater no nosso município e a esses três anos de existência do Escritório Regional que tem em Soledade a sua sede e é muito importante para a região”, frisou Cattaneo.
Inaugurado em janeiro de 1975 o escritório municipal da Emater/RS-Ascar atendeu, somente no ano de 2014, 769 famílias soledadenses em 26 comunidades do interior do município, somando mais de 2.600 pessoas. Foram atendidas ainda 131 famílias em situação de vulnerabilidade social por meio dos programas Brasil Sem Miséria e RS Mais Renda; 112 famílias em projetos de inclusão social e produtiva, 135 famílias pela Chamada Pública da Sustentabilidade – Lote 49 e sete famílias pela ação de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS).
O engenheiro agrônomo e chefe do escritório municipal da Instituição, Ademir Corbelini, destacou a relevância das parcerias para a realização do trabalho junto aos agricultores. “Esse grande número de pessoas aqui presentes é um sinal de que Soledade tem um grande reconhecimento pelo trabalho da Emater no município. Nossos parceiros são fundamentais para o trabalho, pois sem esse apoio muito pouco faríamos. Queremos continuar sempre com essas parcerias e a Emater estará sempre de portas abertas para todos”, frisou Corbelini. Em Soledade, entre as principais áreas de atuação estão o milho, soja, leite, gado de corte, olericultura e fruticultura, irrigação, crédito rural e fundiário, piscicultura, conservação e recuperação de solo e a assistência a agroindústrias familiares.
O café solidário de 60 anos da Ascar foi organizado pelos empregados da Instituição, com a colaboração dos agricultores familiares do município e das agroindústrias Sítio da Ramada, O Casarão, Império dos Pães, Sabor da Terra, Embutidos Godoi e Embutidos Veiga.
(Carina Venzo Cavalheiro – Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar)