SOLEDADE – BRF confirma interesse de instalar unidade de criação de suínos no Município

Postado em 08 fevereiro 2018 16:02 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Investimento inicial será superior a R$ 7 milhões e já há um investidor atuando no projeto.

Uma reunião realizada na noite desta terça-feira, 06/02, na prefeitura municipal, marcou a apresentação do projeto para uma possível instalação de uma unidade de suínos da multinacional BRF em Soledade. O encontro foi intermediado por lideranças do executivo e teve a presença de representantes da empresa, de um investidor, e de lideranças de entidades locais.

Embora tenha sido agora exposto à comunidade, o projeto vem sendo discutido há cerca de dois anos, e faz parte da estratégia de expansão da empresa. A ideia é instalar uma unidade modal, do projeto de produção de leitões desmamados, inicialmente, o módulo padrão teria 1. 500 matrizes, com produção prevista de 45 mil leitões produzidos por ano. Para que o projeto possa sair do papel, o investimento inicial é de R$ 7,5 milhões.

Para isso, a BRF já tem um investidor que manifestou interesse no projeto, ele já atua na área e inclusive já trabalhou na empresa. Franco Luiz Lagemann, que é de Estrela, explicou que o ponto de partida para a concretização do projeto é encontrar uma área onde o investimento possa ser construído. Para tal, já foram visitados alguns lotes, e o terreno com maior potencial neste momento, é uma área nas margens da BR-386, que é de propriedade do Sindicato Rural. “Entretanto como há alguns riscos técnicos, especialmente ambientais, fizemos esse encontro para levar a comunidade esse nosso interesse, com isso esperamos que o proprietário de alguma outra área possa nos contatar e aí iniciarmos uma negociação” explicou Franco.

A área procurada, precisa idealmente possuir entre 15 e 20 hectares, ser distante cerca de 3 km de moradias, entre outros itens que são exigidos pela empresa. A negociação será feita diretamente entre o dono do imóvel e o investidor, pois dentro do projeto global, a BRF figura como uma garantidora da iniciativa junto a instituições bancárias. A respeito da área do Sindicato Rural que está sendo prospectada, o presidente da entidade, José Pedro Turela, garantiu que fará uma análise do projeto e levará o assunto aos associados, durante assembleia.

PORQUE INVESTIR EM SOLEDADE

Presente na reunião, o responsável pela área de expansão, Gilberto de Miranda, como o veterinário responsável pela unidade de Marau, Daniel Augusto Meier, enfocaram que Soledade passou a ser uma das prioridades de expansão da empresa em virtude de questões logísticas, uma delas é a distância da unidade de Lajeado, onde a cadeia de produção dos animais criados em Soledade teria prosseguimento. Também foi enfocado a necessidade da empresa criar unidades que atendam alguns parâmetros de bem estar animal, o que seria o modelo a ser consolidado em Soledade.

Em uma das falas, Gilberto foi enfático ao lembrar que a empresa irá formalizar esta nova unidade, mas para que Soledade seja sede dela, é necessário engajamento e que as tratativas se aprofundem em um prazo consideravelmente rápido. “Soledade já procurou a BRF em outras oportunidades, porém dentro da estratégia empresarial, entendemos que este é o momento adequado e por isso estamos disponíveis. Dessa forma, estamos dando prazo até 30 de junho desse ano para que se tenha essa definição e aí possamos dar seguimento ao projeto” destacou.

PRÓXIMOS PASSOS

Com a apresentação do projeto, agora as tratativas com o Sindicato poderão evoluir, e também há possibilidade de novas áreas serem apresentadas ao investidor. A intermediação terá atuação da secretaria de indústria comércio serviços e turismo.

EUFORIA

Tanto o prefeito Paulo Cattaneo como a vice Marilda Borges Corbelini falaram da magnitude deste investimento e o potencial agregador que ele poderá trazer a Soledade. Embora o papel da prefeitura concentre-se na interlocução entre os envolvidos, o sorriso no rosto dos gestores foi a demonstração de estarem satisfeitos ao ver mais um investimento dar seus primeiros passos rumando a sua consolidação em Soledade, trazendo consigo desenvolvimento, emprego e renda.

SOBRE A BRF

A BRF é uma das maiores companhias de alimentos do mundo, com mais de 30 marcas em seu portfólio, entre elas, Sadia, Perdigão, Qualy, Paty, Dánica, Bocatti e Vienissima. Seus produtos são comercializados em mais de 150 países, nos cinco continentes. Mais de 100 mil funcionários trabalham na companhia, que mantém mais de 50 fábricas em oito países (Argentina, Brasil, Emirados Árabes Unidos, Holanda, Malásia, Reino Unido, Tailândia e Turquia).

Clic Soledade

Postado em 08 fevereiro 2018 16:02 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop