SOLEDADE – Audiência pública trata das dificuldades financeiras do Hospital de Caridade Frei Clemente

Postado em 25 outubro 2017 07:34 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Encontro promovido pelo judiciário reuniu representatividades de toda região e culminou com formação de grupo de trabalho em prol da casa de saúde.

A grave situação financeira do Hospital de Caridade Frei Clemente, que possui o déficit superior a R$ 5 milhões, foi tema de audiência pública promovida pela direção do Foro da Comarca de Soledade na sexta-feira, 20/10. Coordenado pelo juiz de direito e diretor do Foro da Comarca José Pedro Guimarães, o ato lotou o salão do júri com um público formado por representantes de entidades, Ministério Público, Coordenadoria Regional de Saúde, sindicatos, autoridades políticas, direção do HCFC e comunidade em geral.

Inicialmente foi feita a apresentação do quadro financeiro do hospital, onde o administrador Adairto Forti bem como o presidente Sebastião Avani da Silva mostraram o quantitativo de receitas e despesas, elencando o déficit mensal acumulado, o que é potencializado devido aos atrasos nos repasses governamentais e pelo alto endividamento bancário que a casa de saúde possui.

Em seguida, houveram manifestações de representantes de entidades, prefeitos e comunidade, fazendo questionamentos bem como sugerindo para a criação de alternativas que possam garantir receitas estáveis ao hospital. O maior envolvimento da comunidade bem como uma cobrança efetiva ao Governo para os repasses em dias foram as tratativas que predominaram no debate. Nos encaminhamentos finais, o magistrado coordenou a formação de um grupo formado por pessoas da comunidade, que será responsável pela elaboração de um plano de trabalho voltado a realizar captação de recursos para o nosocômio. Essa captação é prevista através de eventos envolvendo todos os municípios atendidos pelo HCFC e deverão ser realizadas novas reuniões para delinear as atividades que serão realizadas.

Ao avaliar o encontro, José Pedro Guimarães disse que audiência foi plenamente exitosa, pois teve grande participação e uma receptividade para uma mobilização que possa buscar amenizar ou resolver a situação do Hospital. “Elegemos algumas lideranças que irão compor comissões de gestão desta iniciativa e a prioridade número um é a regularização da folha salarial dos funcionários do hospital. Paralelo a isso iremos tratar outras iniciativas para fomentar a estabilidade financeira que é tão importante para Soledade e toda região”, explicou o juiz de direito.

Clic Soledade

Postado em 25 outubro 2017 07:34 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop