Soja FPS Urano RR é destaque no noroeste gaúcho

Os bons resultados obtidos no campo pela soja FPS Urano RR foram corroborados pela pesquisa conduzida pela Coopibi (Cooperativa Agrícola Mista de Ibiraiaras) no município de Caseiros, noroeste do Rio Grande do Sul.

A cultivar, licenciada pela Fundação Pró-Sementes, obteve a maior produtividade nos ensaios conduzidos pela cooperativa nas safras 2010/2011 e 2011/2012.

Na safra 2010/2011, quando as precipitações foram normais e o Brasil atingiu recorde de produção, a FPS Urano RR produziu 85 sacas por hectare. Já na última safra, marcada pela falta de chuva, a produtividade da cultivar foi de 76,87 sacas por hectare.

Para Divar Zanchet, responsável pelo Centro Tecnológico da Coopibi, os resultados, tanto dos ensaios quanto das lavouras, contribuíram para o aumento da procura por sementes da cultivar FPS Urano RR. A demanda interna da cooperativa, por exemplo, já cresceu mais de 100% em relação à última safra.

Recomendada para todo o sul do Brasil, a FPS Urano RR tem ciclo precoce e hábito de crescimento determinado. Seu sistema radicular profundo e dotado de mais raízes secundárias contribui para o seu bom desempenho em períodos de déficit hídrico, já que essas características permitem que a planta explore mais área de solo em busca de água e nutrientes.

Há cinco anos, a Coopibi realiza ensaios de cultivares em seu centro tecnológico, localizado em Caseiros, utilizando um manejo semelhante ao da média dos agricultores da região. O objetivo é avaliar o desempenho das sementes comercializadas pela cooperativa, bem como as mais plantadas na região ou aquelas que têm potencial para ganhar este mercado. São realizados experimentos com soja, milho, trigo, cevada, canola e aveia preta. Os experimentos são apresentados em dias de campo a fim de orientar os produtores cooperados.

Na safra 2011/2012, foram testadas 35 cultivares de soja.

(Assessoria de Imprensa – Fundação Pró-Sementes)

Compartilhe: