Sobre Varíola dos Macacos, infectologista alerta: “neste momento não há razões para pânico”

Postado em 11 agosto 2022 09:06 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Cristian Queiroz recebeu na manhã desta quarta-feira (10), no Programa Comando Popular, o médico infectologista e integrante do Corpo Clínico do Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo, Dr. Gilberto Barbosa.

O especialista destacou que a varíola dos macacos não tem o mesmo potencial de disseminação e de mortalidade como o Covid-19. Segundo ele, a forma mais comum de transmissão da doença é o contato próximo e prolongado, sendo que a contaminação se dá, frequentemente, em pessoas que mantém contato íntimo, como relações sexuais, ou que compartilham de objetos de uso pessoal como toalhas e roupa de cama.

Dr. Gilberto Barbosa explicou que a Varíola dos macacos acomete a pele e mucosas (da boca e do trato respiratório), e que a atenção deve ser direcionada às lesões da pele, que possam ser suspeitas.

Na oportunidade o infectologista salientou que a sintomatologia mais comum é, muito semelhante a fase inicial da gripe, apresentando febre, mal-estar e na sequência apresentação de lesões vermelhas na pele, que posteriormente torna-se elevada, rompendo-se.

 

Planalto News

Postado em 11 agosto 2022 09:06 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop