SMSAS desenvolve projeto de atendimentos alternativos em Campos Borges

Postado em 26 abril 2024 10:02 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, através da Secretária Liamara Toledo Lira está promovendo a seus colaboradores tratamentos através das técnicas do Reiki oferecendo aos mesmos, oportunidades de terapia, após suprir esta demanda será aplicada, disponibilizada para os grupos de saúde mental, tabagismo e reeducação alimentar.

O Município de Campos Borges iniciou neste mês de abril, a implantação da terapia de toque Reiki na unidade básicas de saúde do Centro, complementando as Práticas Integrativas do município, que têm como objetivo a prevenção de agravos e da promoção e recuperação da saúde. Atualmente, o Reiki está implantado em várias unidades básicas do Rio Grande do Sul e Estado e hoje Campos Borges conseguiu mais este avanço na saúde.

A técnica Reiki é originária do Japão e consiste em uma terapia de toque que promove o relaxamento do indivíduo, trazendo bem-estar físico e mental, estimulando o sistema nervoso. A prática é indicada para usuários que apresentam distúrbios do sono e ansiedade e/ou depressão como causas primárias ou secundárias ao seu quadro de adoecimento.

Para a responsável pela implantação do programa, Liamara Toledo Lira, o Reiki proporciona em um âmbito geral um estado de relaxamento e melhora na qualidade do sono. Além disso, ela considera que o maior ganho acontece depois da finalização das seis sessões de atendimento. “O paciente fica muito mais participativo na promoção da própria saúde, se sentindo mais responsável para ser o autor de uma melhor qualidade de vida”.

Outras práticas
Outra prática integrativa que será oferecida na unidade é a Shantala.

Já a Shantala consiste numa técnica milenar de massagem e estimulação de bebês, transmitida entre as gerações indianas, auxilia no desenvolvimento de bebês prematuros.

O toque sutil promove o ganho de peso em bebês prematuros e estabilidade da temperatura corporal, mas é importante ressaltar que a Shantala só é indicada a partir do 1º mês de vida.

As pessoas que tem interesse em aplicar a técnica em seu bebê é só procurar a unidade e marcar um horário com a fisioterapeuta Suzana Barcellos a qual tem cursos e domínio da técnica.

Outra prática integrativa e complementar que já oferecemos na unidade a 2 anos é a auriculoterapia a prática é aplicada nas pessoas que frequentam os grupos de reeducação alimentar, tabagismo.

A secretária salienta também que na farmácia da unidade básica temos também vários fitoterápicos.

Postado em 26 abril 2024 10:02 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop