Site da PM da Bahia orienta vítima sobre como sair de porta-malas

Postado em 21 março 2013 07:09 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A Polícia Militar da Bahia postou em site dicas de segurança para vítimas de sequestros que sejam jogadas em porta-malas de carros. Segundo as orientações, a pessoa deve chamar a atenção de quem passa na rua para ser resgatado. “Chute os faróis traseiros até que eles saiam para fora, estique seu braço pelos buracos e comece a gesticular feito doido. O motorista não verá você, mas todo mundo verá. Isto já salvou muitas vidas”, diz a mensagem no site, que já foi retirada do ar.

Em nota, a Polícia Militar informou que “está reavaliando o conteúdo das dicas de segurança publicadas no site institucional com o objetivo de disponibilizar recomendações mais atualizadas ao cidadão, e que contribuam para um comportamento mais adequado nos aspectos preventivos e em situação de vítima de ações delituosas”.

A PM também aconselhou que as vítimas nunca reajam. “Prevalece a orientação de nunca reagir”, diz a nota. A corporação não informou quando as informações serão republicadas na página.

Polícia Civil
No dia 12 de março, a Polícia Civil da Bahia também retirou de seu site dicas semelhantes. A medida ocorreu um dia após a imprensa local publicar reportagens criticando o material, que orientava o cidadão a carregar “um pouco de dinheiro para satisfazer o ladrão”.

A página, que também era divulgada no site da Secretaria de Segurança Pública (SSP), se propunha a dar dicas de como a população deveria agir durante um assalto. “Não reaja nem tente fugir; apenas responda o que for perguntado; tente parecer calmo; obedeça e peça autorização a cada movimento que fizer (para o ladrão não pensar que está tentando reagir); carregue um pouco de dinheiro (para satisfazer o ladrão), mas poucos cartões”, sugeria o texto.

Terra

Postado em 21 março 2013 07:09 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop